Sessão de cinema na Mostra Itinerante Minasplay, em Sabará, nesta quinta (20)
Três filmes são apresentados no evento que acontece na Casa da ópera, espaço secular da cidade histórica
A plataforma de streaming Minasplay cai na estrada para levar o cinema feito em Minas Gerais para o interior do estado. Sabará é o destino da segunda edição da Mostra Itinerante Minasplay. A telona vai estar na Casa de Ópera, segundo teatro mais antigo do Brasil. Nesse espaço do século XVIII, o público vai conferir três filmes. O evento é gratuito e acontece nesta quinta (20), às 18h.

Dourado – divulgação 
Pororoca – divulgação 
Blocos Caricatos de Sabará – divulgação
Em uma homenagem à cidade que recebe a Mostra, a Minasplay apresenta “Blocos Caricatos de Sabará”, de Marcelo Santiago. Lançado no evento, o minidoc mostra um recorte do carnaval de rua do município e apresenta um pouco da história dos grupos que garantem a folia. A tradição e a vanguarda são retratadas na obra, que ainda mostra o profano e o sagrado abordados na festa popular.
Na programação, tem “Pororoca”. Adaptada do texto “A inacreditável história do pescador”, de T. Dalpra Jr., traz a história do amor entre a baleia, habitante do oceano, e do peixe-boi, que mora na água doce. Dessa relação, nasceu o encontro do rio com o mar. Dirigido por Fernanda Roque e Francis Frank, o curta rodou por diversos festivais e foi premiado na Mostra de Curtas de Animação do XV Festival Internacional de Cinema da Fronteira (2024) e recebeu menção honrosa no 21º Festival Internacional de Cinema Infantil, categoria Histórias Animadas (2024).
A mostra também apresenta “Dourado”, de Bernardo Teixeira. O filme traz a história de Arthur, um garoto de seis anos inteligente e explorador. Em um passeio no Mercado Central, ele vive uma aventura nos corredores em busca da mãe, que perdeu quando conhecia o peixe que se tornaria sua companhia. O curta foi um dos vencedores do edital de licenciamento da Lei Paulo Gustavo.
Sessão especial
A Mostra Itinerante Minasplay é uma iniciativa da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), gestora da plataforma de streaming Minasplay, Rede Minas e Rádio Inconfidência. Lançado em 2024, o evento vai percorrer diversos municípios do estado apresentando as produções audiovisuais mineiras em sessões especiais com direito a pipoca.

Deixe um comentário