Rede Minas Memória celebra 115 anos do CBMMG com edição especial
Projeto resgata ocorrências históricas atendidas pela corporação
O Rede Minas Memória ganha uma edição especial em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais para marcar os 115 anos da corporação, celebrados em 2026. Ao longo do ano, o projeto irá relembrar, mensalmente, ocorrências que marcaram a história de Minas Gerais, a partir do acervo audiovisual da emissora e de depoimentos de bombeiros que atuaram diretamente nos casos.
O episódio de estreia, publicado nesta quinta-feira (29/1), aborda o deslizamento de terra ocorrido na madrugada de 16 de janeiro de 2003, no Morro das Pedras, em Belo Horizonte. Após uma forte chuva, nove crianças e adolescentes, seis irmãos e três primos de uma mesma família, ficaram soterrados. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais foi responsável pela operação de resgate. Para dar início à série, o Rede Minas Memória traz o depoimento do sargento Mauro Ribeiro, que participou da ocorrência e relembra os desafios enfrentados durante a ação, com registros do acervo da emissora.
O projeto Rede Minas Memória reúne cerca de 50 mil horas de programação preservadas pelo Centro de Documentação da Rede Minas, com conteúdos nas áreas de cultura, educação, saúde, meio ambiente e esportes. Na edição especial dedicada ao Corpo de Bombeiros, o acervo se consolida como instrumento de memória, reconhecimento e valorização do trabalho de uma corporação que, há mais de um século, atua no salvamento de vidas em Minas Gerais.
Rede Minas Memória
Confira semanalmente novos conteúdos históricos de Minas Gerais e do Brasil no site do Rede Minas Memória.




Deixe um comentário