Patos de Minas, considerada capital nacional do milho, é destaque do Sabor & Afeto

pamonha, e artesanato com palha de milho

Atração faz um giro por museus e pela cozinha e mostra a presença marcante do cereal na história da cidade e a pamonha, que ganhou lugar de honra no cardápio dos moradores e turistas.

O milho é milenar. Acredita-se que ele surgiu no México e se espalhou para as Américas. O cereal agradou Cristóvão Colombo, que é quem teria feito o intercâmbio para a Europa. O grão conquistou o paladar mundial, mas tem lugar de honra em Patos de Minas, também chamada de “capital nacional do milho”. O município, no Alto Paranaíba, é destaque do programa Sabor & Afeto, que mostra as belezas da cidade e da culinária na atração desta quinta (24), às 20h.

Cultura e turismo

Em Patos de Minas o milho avança as mesas e alcança espaços que vão muito além da cozinha. Nas ruas, ele é um ingrediente que reina em diversas receitas, eventos, museus e monumentos. A cidade tem, como um de seus principais atrativos turísticos, o Memorial do Milho, que é apresentado no programa. O local surgiu com o intuito de abrigar todo o acervo da Festa Nacional do Milho, que teve início em 1959, e da cidade, contribuindo para a preservação da memória cultural.

O passeio segue os grãos e vai até o Museu da Cidade, antiga residência de Olegário Maciel, ex-presidente do Estado de Minas Gerais. Ali estão vídeos que mostram a colheita do milho no passado e outras preciosidades, como uma urna funerária indígena com mais de três mil anos.

A pamonha

Preparo da pamonha
Repórter Danielle Domingos aprende a embalar pamonha

Se o milho é protagonista da história, a pamonha impera na cidade. São muitos os moradores que fazem a iguaria e o comerciante Fernando de Assis Silva é um deles. O preparo da delícia se torna um grande evento em sua casa, quando reúne a família e os amigos. O processo começa bem longe dali, no campo, e termina na mesa, com todos saboreando. A repórter Danielle Domingos foi conferir o processo e mostra aquilo que se torna um ritual de alegria e sabor. Ali são feitas as tradicionais pamonhas doce e a salgada, recheadas com queijo e embaladas na trouxinha de palha. As salgadas ganham ingredientes diferentes, como linguiça, bacon, carne moída e cebolinha e são preparadas no forno e até na chapa.

Para não deixar ninguém com água na boca, a chef Esperança, que apresenta o programa, assume o fogão e ensina o passo a passo para fazer essa receita.

Quando assistir?

O Sabor & Afeto vai ao ar nesta quinta (24), às 20h, pela Rede Minas e aqui pelo site.

Sobre o Gerais+Minas

O programa Sabor & Afeto faz parte do “Gerais+Minas”. O projeto da Empresa Mineira de Comunicação (EMC) contempla diversas ações de municipalização da programação das emissoras de comunicação do estado para mostrar a variedade da cultura, culinária, história, arte e natureza em Minas Gerais. A Empresa Mineira de Comunicação é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult – MG). Para mais informações, acesse o site geraismaisminas.mg.gov.br.

Deixe um comentário

Categorias