Ópera, jazz e MPB: diferentes estilos e gêneros musicais movimentam o fim de ano da Rede Minas
Embalando o fim de ano, a Rede Minas “põe na mesa” uma programação especial recheada de muita música com diferentes “sabores” para agradar a todos nessa grande festa. Do dia 24 de dezembro a dia 1º de janeiro, a emissora exibe em sua programação atrações que vão das músicas natalinas, passando pelo jazz, até a música popular brasileira e mineira.
Entre os destaques tem a estreia na TV, da Ópera Aleijadinho, gravada em Ouro Preto, em frente à Igreja de São Francisco de Assis, no Largo do Coimbra. A apresentação vai ao ar no dia 25, às 22h, e mistura, em cena, personagens reais com situações fictícias sobre o escultor mineiro. A montagem conta com com as participações da Orquestra Sinfônica e do Coral Lírico de Minas Gerais, da Cia. de Dança Palácio das Artes, além de solistas convidados.
Outro destaque é a exibição, no dia 29, às 22h, do especial Saulo Laranjeira 70 anos. O concerto, realizado no Palácio das Artes, comemora a carreira do grande artista mineiro além de homenagear também o menestrel Elomar Figueira Mello.
E para abrir o novo ano com grandiosidade, vai ai ao ar, no dia 1º de janeiro, às 23h, o especial Rede Minas Memória de 80 anos de Milton Nascimento. O programa traz um panorama da trajetória do músico e compositor contada através dos registros realizados pelas equipes de produção da emissora.
Confira a programação completa de fim de ano
24/12, às 22h – Cantata de Natal do TJMG / Cantata de Timóteo
A já tradicional apresentação do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais com canções natalinas, além de algumas releituras de sucessos da música brasileira. Confira também a Cantata de Natalde Timóteo, diretamente da Fundação Aperam Acesita.
25/12, às 22h – Ópera Aleijadinho em Ouro Preto
Estreia da montagem gravada em Ouro Preto e que mistura realidade e ficção sobre a história de um dos maiores artistas brasileiros.
25/12, às 17h – Espetáculo “Cariúnas, 25 Anos de História”
Coral, orquestra, banda e bailarinos: o espetáculo reuniu cerca de 200 jovens artistas que têm entre 7 e 18 anos do projeto social Cariúnas.
28/12, às 22h – 2º Prêmio da Música Popular Mineira
Entrevistas exclusivas e trechos de shows dos vencedores do prêmio, que é uma iniciativa da Rádio Inconfidência.
29/12, às 22h – Saulo Laranjeira 70 Anos
O espetáculo celebra a carreira do artista mineiro e homenageia o menestrel Elomar Figueira Mello.
30/12, às 22h – Hermeto Pascoal & Grupo: Série BH Instrumental
Hermeto Pascoal & Grupo sobem ao palco trazendo a música universal do compositor e arranjador alagoano.
31/12, às 22h – Vesperata
Bandas tradicionais apresentam um repertório com canções populares e serestas diamantinenses, mostrando a genuína musicalidade que rendeu ao município o título de “Cidade criativa”, pela Unesco.
01/01, às 21h – Ópera Flauta Mágica
Considerada uma das obras primas de Mozart, a montagem teve concepção inédita sob direção da atriz, cineasta, roteirista Carla Camurati.
01/01, às 23h – Rede Minas Memória – Especial 80 anos Milton Nascimento
Um programa em homenagem a uma das maiores vozes da música brasileira que recupera diferentes momentos da trajetória de Milton Nascimento.
Acompanhe toda a programação ao vivo também pelo site e app da EMCplay.
Olá,eu sou do RJ e acompanho a programação da rede minas pela internet mesmo! Com a mudança de afiliação e do novo governo,a tv cultura deixara de ser parceira da rede minas,em 2023,ficando somente com a TV Brasil,quanto isso vai durar.abçs,