Nova temporada do Estações estreia nesta terça (26), com primeira parada em Contagem
Hora de embarcar em mais uma viagem por Minas Gerais com o Estações. A atração estreia a quarta temporada em um roteiro que segue os trilhos de 12 cidades mineiras que vão ser apresentadas em 13 episódios. No embalo da locomotiva, o programa apresenta os terminais onde os passageiros chegavam e partiam, resgata a memória dos ferroviários que ajudaram a construir a história dessas cidades e ainda mostra alguns dos atrativos que tornam esses lugares ainda mais acolhedores. A estreia é nesta terça (26), com a cidade de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A viagem começa na antiga Linha Garças de Minas a Belo Horizonte, um trajeto que contava com 50 estações ferroviárias. O programa visitou a antiga estação Bernardo Monteiro, que pertencia ao ramal Contagem, e resgata a história do imponente casarão do restaurado que, atualmente, está fechado. O programa mostra antigos funcionários que trabalham na ferrovia e ainda traz entrevista com o escritor Ailson Leite, autor do “Meu Bernardo Monteiro”. Ele revela as curiosidades das locomotivas e do bairro que surgiu no entorno dos trilhos e leva o mesmo nome.
No roteiro também tem a Casa dos Cacos. Ela foi comparada à Capela de Ossos, de Portugal, e às obras de Gaudí, segundo a prefeitura da cidade. O que poucos sabem é a relação dela com o trem. O programa traz entrevista com o ator Lúcio Honorato, que revela curiosidades sobre a chegada ao município do geólogo Carlos Luís de Almeida, ‘pai’ dessa obra. A atração mostra a casa coberta por mosaicos de louça e cerâmica que foi construída por Carlos, de 1963 até sua morte, em 1989.
Próximas paradas
O Estações segue viagem, nas semanas seguintes, destacando outras estações da Região Metropolitana de Belo Horizonte, como Contagem e Betim. Outros destaques são a história da ferrovia em Ouro Preto, que foi inaugurada quando a cidade ainda era a capital do Estado, e de Mariana, que foi restaurada e será reaberta.
Acompanhe
O Estações vai ao ar toda terça-feira, às 19h. Assista ao programa também aqui no site e na plataforma de streaming EMCplay.
Guia de episódios (quarta temporada):
- Contagem
- Betim
- Mateus Leme
- Raposos – Nova Lima
- Rio Acima
- Caeté
- Miguel Burnier (Ouro Preto)
- Rodrigo Silva (Ouro Preto)
- Ouro Preto
- Passagem de Mariana
- Mariana
- Ribeirão do Carmo – Monsenhor Horta
- Furquim
Que série fantástica! Os depoimentos são emocionantes e a cada episódio, dá vontade de visitar a estação e reviver todas as memórias vividas pelos moradores. Mais uma vez, nota 10 para a equipe de produção.
Que programa maravilhoso! Minha família e eu não perdemos, mesmo repetindo tanto!
Parabéns a todos os responsáveis por essa produção linda! Obrigada!
Fiquei feliz ao ler que vem aí novos programas.
A estação ferroviária de Bambuí, MG está no roteiro de vocês?
Tem outros horários de reprise do programa, ou é só as terças – feiras as 19 h?
Um abraço carinhoso!
Bom dia, Denise! Como vai? Muito obrigada pela mensagem. Ela foi encaminhada para a produção no programa. A próxima temporada vai abordar a Estrada de Ferro Bahia e Minas, extinta em 1966. No momento, a estação de Bambuí não está nos planos, mas temos muito interesse de registrar a história do local. No momento, a reapresentação vai ao ar apenas na terça-feira, às 19h. Abraços!
Muito obrigada! Do fundo do meu coração, desejo muito sucesso para vocês!