Nova temporada do Conversações destaca o trabalho de autores indígenas
Estreia é com o premiado escritor Cristino Wapichana, nesta quarta (27)
O Brasil tem quase 1,7 milhão de indígenas e esses povos vêm se destacando, cada vez mais, na literatura. Só este ano, dois deles disputam uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL). A conquista é reconhecida nos livros e no programa Conversações, que estreia nova temporada mostrando quem são os protagonistas dessas histórias verídicas. A atração chega com autores indígenas, de diversas partes do Brasil, e mostra o potencial criativo e intelectual dos povos originários. O primeiro episódio da nova temporada entrevista o escritor Cristino Wapichana nesta quarta (27), às 19h.
Nascido em Roraima, Cristino alcançou lugares distantes com seus livros, que foram traduzidos até para dinamarquês e sueco. Em sua história, uma herança antiga: a do povo Wapichana. Eles habitam o Brasil e a Guiana. No território brasileiro, a população atual é de aproximadamente 10 mil pessoas, segundo o Censo 2022, do IBGE. No Conversações, a cultura desse povo é apresentada ao público por Cristino. Em entrevista ao jornalista Cláudio Henrique, o escritor fala sobre a etnia e compartilha um pouco de sua infância, a conexão com a família e parentes indígenas e seus livros.
A obra de Cristino Wapichana tem um recorte educacional e ajuda a compreender aspectos culturais da literatura dos povos originários. Neste episódio, ele destaca os livros “A boca da noite”, terceiro lugar do Prêmio Jabuti, em 2017, na categoria infantil; e “O cão e o curumim”, que também foi finalista dessa importante premiação. No primeiro livro, o autor apresenta a narrativa curiosa e inventiva do menino Kupai sobre infância, família e cotidiano. O personagem vive aventuras, ao lado do irmão, em busca de desvendar “quando o sol mergulha no rio” e outros fenômenos. Já “O cão e o curumim” é um resgate das memórias do autor apresentadas na história de lealdade entre o personagem e seu cachorro, e recupera tradições dos Wapichanas.
Sexta temporada: “Literaturas indígenas”
A temporada traz episódios semanais com autores indígenas e mostra o protagonismo intelectual dos povos originários, ressignifica histórias e memórias no tempo presente e estabelece um diálogo intercultural – entre as etnias e entre indígenas e não indígenas. São 13 entrevistados, entre eles o filósofo e autor Ailton Krenak e o ator e também escritor Daniel Munduruku, que este ano concorrem a uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL). “A intenção é jogar luz para trabalhos inéditos, desconhecidos do grande público e que registram aspectos importantes, desmistificam questões reduzidas ao folclore, mito ou lenda, quando “não o são” e, sobretudo, valorizam o potencial que passa pela escrita literária e pelas artes”, diz o jornalista Cláudio Henrique, que comanda a atração.
Assista
O Conversações vai ao ar toda quarta, às 19h, pela TV, aqui no site e na plataforma de streaming EMCplay.
Deixe um comentário