Nova série debate temas contemporâneos com filósofos
O que acontece no século XXI? Quem é esse ser humano que habita o mundo contemporâneo? O que ele faz ou deixa de fazer? Em tempos complexos até mesmo para uma reflexão mais apurada, os pensadores filósofos podem nos ajudar a esclarecer o que acontece com a sociedade no século XXI.
“Filosofando Com”, série documental com 13 episódios de 26 minutos, estreia na Rede Minas dia 26 de novembro, segunda, à 0h, com sua primeira temporada “Filosofando com Filósofos”, que filosofa com grandes profissionais da própria área da filosofia e fala não apenas do ofício do profissional, mas também de seus questionamentos enquanto ser humano. A série aborda questões morais da sociedade e reflete sobre a influência da ética, respeito, amor ao próximo e moral na continuidade da humanidade.
Voltada para o público juvenil e adulto, a série tem uma linguagem direta, isenta de preconceitos e impedimentos nas perguntas e respostas, deixando margens para a reflexão do público, instigando-o e aguçando sua reflexão e curiosidade sobre cada assunto. Em cada episódio os filósofos oferecem uma aula de como pensar o mundo ao serem sabatinado com perguntas como: o que é religião e espiritualidade no século XXI, o que é família, o que é política, o que é democracia hoje, o que é amor, o que é loucura, o que é ideologia, o que é razão e o que é filosofia.
Os filósofos entrevistados são: Antônio Rezende Muniz, Gustavo Leal Toledo, Luiz Paulo Rouanet, Geraldo Eustáquio de Carvalho, Padre José Cândido da Silva, Isabella Martins Passos, Humberto Schubert, Gustavo Arja Castanon, Nathalie B. De La Cadena, Desidério Murcho, Guiomar de Grammont, Rodrigo Coppe Caldeira e René Dentz.
“Filosofando com Filósofos” foi concebida e produzida pela Estação Mídia Filmes e o argumento é de Rogério Costa.
“Filosofando Com”
A ideia do projeto é que em cada temporada sejam entrevistados personagens de uma mesma área, como músicos (profissionais da segunda temporada, em fase de desenvolvimento), médicos, psicólogos, juristas, atletas, adolescentes. A premissa básica da série é o diálogo com o espectador, de forma que ele seja levado à reflexão, ao conhecimento e ao questionamento.
Mais filosofia na Rede Minas
Além do “Filosofando com Filósofos”, estreia esta semana na Rede Minas a série própria sobre filosofia Humanidades (terça, às 22h15). Humanidades parte do incômodo que nós temos sobre certas coisas que observamos ou vivenciamos no cotidiano para trazer reflexões sobre temas ligados a questões atuais, buscando na filosofia um ponto de partida e perpassando pela arte, literatura, sociologia, psicologia e outras áreas humanas do saber, colocando o ser humano como ponto central de toda a busca.
Que projetos como esse sejam comuns e frequentes.
Que projetos como esse sejam comuns e frequentes. Que outras emissoras possam se espelhar. A tv aberta brasileira de um modo geral é muito ruim em vários aspectos.so se salva na tecnologia deixando muito a desejar no conteúdo de suas programações.
Um orgulho e uma honra participar desse projeto tão interessante!
Cultura de verdade, crescimento intelectual, precisamos que esse tipo de iniciativa prospere a fim de motivar-nos a todos a pensarmos e transformamos para melhor a nossa sociedade.