Minas Gerais sob o olhar do mineiro na nova temporada do Minas da Gente
O turismo de Minas Gerais vai além das edificações históricas, da natureza e do fogão à lenha. O povo é o verdadeiro patrimônio. Escutar os “causos” e percorrer as ruas de pequenas cidades transportam as pessoas para páginas de livros, transformando a ‘prosa do mineiro’ em um atrativo. O Minas da Gente estreia nova temporada e mostra essas opções valiosas a serem descobertas, permitindo conhecer os mineiros, suas histórias, origens e os locais fascinantes que mantêm suas tradições. A equipe da Rede Minas percorreu um caminho de norte a sul do estado e apresenta, em 13 episódios, alguns municípios de Minas Gerais. A atração faz uma viagem que tem, como guias, os próprios moradores, que prometem uma visita com depoimentos recheados de memórias e curiosidades. A estreia é em Caldas, no sul do estado, neste sábado, 11/12, às 20h.
Caldas tem quase 15 mil habitantes e a sua área é menor que cem campos de futebol. Esse paraíso escondido no mapa e no tempo já foi uma grande cidade, da qual pertenciam municípios turísticos como Poços de Caldas e Andradas. Por lá passaram bandeirantes que fizeram dos campos o sustento e a morada. Mais tarde vieram os italianos, que viram na terra a prosperidade para o cultivo da uva e a produção do vinho. Suas nascentes tornaram o local ponto de estadia para os enfermos que buscavam nas águas sulfurosas a cura para doenças. Isso tudo parece passado, mas o “Minas da Gente” foi até o local e mostra que esses atrativos ainda estão vivos na cidade, prontos para serem desfrutados.
Os moradores são os anfitriões que conduzem essa aventura ao passado que resiste no presente. A jornalista Aline Frazão e o repórter cinematográfico Rivadávia Alves conversaram com a população e apresentam esses locais. O público vai conhecer um dos hotéis mais antigos em funcionamento no Brasil localizado no distrito de Pocinhos do Rio Verde. Lá são reveladas histórias dignas de filmes que falam sobre os hóspedes que ficaram ali, por meses, para tratar de problemas intestinais. O “Minas da Gente” ainda vai mostrar o antigo hotel “Minas Gerais”, no centro de Caldas, onde estiveram figuras ilustres como Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves. As curiosidades são narradas pelas filhas nonagenárias do antigo proprietário, que mantém nesse casarão uma loja familiar. O programa ainda destaca outros atrativos da cidade, como o vinho, que chamou a atenção de Getúlio Vargas, que esteve no local, na década de 30, para inaugurar a Estação de Viticultura e Enologia.
Os episódios seguintes ainda vão mostrar Ibitiúra de Minas; Itanhomi; Conceição de Tronqueiras, distrito de Coroaci; Olhos D´Água; Conceição do Mato Dentro; Lapinha da Serra, distrito de Santana do Riacho; Jaboticatubas; Jequitibá; Santo Antônio do Leite, distrito de Ouro Preto; Ouro Branco; Mariana; e Lagoa Santa. Os episódios são disponibilizados posteriormente no YouTube da Rede Minas.
A nova temporada do “Minas da Gente” faz parte da programação “Gerais+Minas”. O projeto da Empresa Mineira de Comunicação (EMC) contempla diversas ações de municipalização da programação das emissoras de comunicação do estado para mostrar a variedade da cultura, culinária, história, arte e natureza em Minas Gerais. A Empresa Mineira de Comunicação é vinculada Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult – MG).
GUIA DE EPISÓDIOS
01 – Caldas
02 – Ibitiúra de Minas
03 – Itanhomi
04 – Conceição de Tronqueiras (Coroaci)
05 – Olhos-D’água
06 – Conceição do Mato Dentro
07 – Lapinha da Serra (Santana do Riacho)
08 – Jaboticatubas
09 – Jequitibá
10 – Santo Antônio do Leite (Ouro Preto)
11 – Ouro Branco
12 – Mariana
13 – Lagoa Santa
Deixe um comentário