Machado de Assis pela ótica de Eduardo de Assis Duarte no Conversações nesta quinta (16)
Programa Conversações celebra o 100º episódio com a história e a obra do mais prestigiado autor brasileiro
Machado de Assis é o escritor mais conhecido e apreciado do país, como aponta a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2024). Sua obra alcançou o mundo e foi apontada por Harold Bloom, um dos críticos literários mais famosos do planeta, como “o maior literato negro surgido até o presente”. O autor foi escolhido como tema do 100º episódio do Conversações, que vai ao ar nesta quinta (16), às 22h30.
Quem assume a missão de apresentar aquele que foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras é o doutor em Literatura e também escritor Eduardo de Assis Duarte. É dele o livro “Machado de Assis afrodescendente”, obra que reúne textos históricos com abordagens críticas à escravidão. No Espaço do Conhecimento UFMG, ele conversa com o jornalista Cláudio Henrique e relembra o legado do carioca.
Para começar a ler
A cada episódio, o convidado vai trazer dicas para quem quer começar a ler o autor ou autora cujas obras são tema do programa. Para o público leitor da Rede Minas, as dicas de Eduardo de Assis Duarte para começar a ler Machado de Assis são:
- Memórias póstumas de Bras Cubas (1881);
- Papeis Avulsos (1882);
- Histórias da meia noite (1873).
Conversações
O programa que traz a literatura para a TV dedica esta temporada aos clássicos brasileiros. Os autores selecionados são apresentados ao público por outros escritores, que dedicam cada episódio a nomes de prestígio da cena nacional. Em prédios do Circuito da Liberdade, eles relembram obras e fatos curiosos dos mestres da literatura brasileira.
ASSISTA
O Conversações vai ao ar nesta quinta (16), às 22h30, pela Rede Minas e na plataforma de streaming Minasplay.
Navegue pelo mapa de gravações da 8ª Temporada
Conheça os cenários dos trezes episódios da nova temporada que fazem parte do Circuito Liberdade.



Deixe um comentário