Lançado o edital do 2º Prêmio da Música Popular Mineira
Premiação inclui novas categorias musicais e faz parte do plano “Descentra Cultura”, da Secult. Inscrições serão entre os dias 10 e 17 de novembro.
Foi lançado o edital da segunda edição do Prêmio da Música Popular Mineira. O objetivo é valorizar e reconhecer os talentos mineiros e promover a música produzida no Estado. A iniciativa prevê R$ 63 mil em prêmios, divididos em cinco áreas. Este ano a premiação faz uma homenagem aos 75 anos de nascimento do compositor mineiro Fernando Brant. Outra novidade é a inclusão das músicas indígena e afro no repertório.
Serão nove prêmios de R$ 7 mil nas categorias “Melhor música” e “Melhor álbum“, além de troféus. Os trabalhos contemplam cinco áreas com grande variedade de estilos, como MPB, rock e obras infantis. As inscrições acontecem entre os dias 10 e 17 de novembro. Podem se inscrever, gratuitamente, compositores, músicos e intérpretes mineiros ou artistas que moram no Estado desde 01 de janeiro de 2020.
De acordo com o presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), Sérgio Rodrigo Reis, o prêmio busca reconhecer os artistas mineiros: “Minas é conhecida por ser um estado extremamente musical: uma música de qualidade, uma música diferenciada e esses artistas, muitas vezes, carecem de oportunidade para promover suas próprias obras”. Sérgio ainda destaca a importância para a valorização e a visibilidade dos trabalhos produzidos em todo o estado e faz um convite:
“Nós vamos proporcionar com que esses artistas, que muitas vezes estão no interior, com uma obra espetacular, e ninguém conhece, consigam chegar ao grande público. Então aproveitem a oportunidade, inscrevam seus trabalhos porque em breve a gente vai promover a sua criação. A Rádio Inconfidência, a Rede Minas e a Empresa Mineira de Comunicação estão de portas abertas para os artistas mineiros”.
Sérgio Rodrigo Reis
O encerramento será no Palácio das Artes, com show transmitido pela Rede Minas, no início de 2022.
O II Prêmio da Música Popular Mineira é promovido pela Empresa Mineira de Comunicação (EMC), vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), por meio da Rádio Inconfidência. Viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, o edital tem patrocínio da Cemig. A ação faz parte do “Descentra Cultura”, plano da Secult de regionalização e democratização ao acesso aos bens e serviços da Cultura visando à descentralização de recursos, formação e atividades culturais pelos municípios mineiros.
Para participar, o interessado deve acessar o edital no site da Rádio Inconfidência: inconfidencia.com.br.
Dúvidas sobre o prêmio devem ser encaminhadas para o e-mail: premiodamusica2@inconfidencia.com.br
Confira as áreas
MPB (e afins)
- Prêmio de Melhor Música
- Prêmio de Melhor Álbum
Pop, rock (e afins)
- Prêmio de Melhor Música
- Prêmio de Melhor Álbum
Música instrumental
- Prêmio de Melhor Música
- Prêmio de Melhor Álbum
Música regional, indígena e afro mineira
- Prêmio de Melhor Música
- Prêmio de Melhor Álbum
Música – obra infantil
- Prêmio Obra Infantil
Deixe um comentário