Graciliano Ramos, um dos maiores nomes da literatura brasileira, é tema do Conversações nesta quinta (4)

A vida e a obra de Graciliano Ramos, um dos principais representantes da segunda fase do modernismo brasileiro, são tema do Conversações, nesta quinta (4), às 22h30. A atração revisita os romances e os livros de memórias do autor alagoano. 

O jornalista Cláudio Henrique conversa com a professora e pesquisadora da UFMG, Cláudia Campos Soares. Durante um passeio pelo Centro de Arte Popular, em Belo Horizonte, ela destaca episódios curiosos e marcantes da trajetória do escritor, entre eles, a dificuldade que enfrentou para aprender a ler, elemento que contrasta com a precisão literária que caracteriza a sua obra.

Para começar a ler
A cada episódio, o convidado vai trazer dicas para quem quer começar a ler o autor ou autora cujas obras são tema do programa. Para o público leitor da Rede Minas, as dicas de Cláudia Soares para começar a ler Graciliano Ramos são:

  • Ficção e Confissão: ensaios sobre Graciliano Ramos (1992, de Cláudia Campos);
  • Graciliano Ramos (2004, de Wander Melo).

Conversações 
O programa que traz a literatura para a TV dedica esta temporada aos clássicos brasileiros. Os autores selecionados são apresentados ao público por outros escritores, que dedicam cada episódio a nomes de prestígio da cena nacional. Em prédios do Circuito da Liberdade, eles relembram obras e fatos curiosos dos mestres da literatura brasileira.

ASSISTA

O Conversações vai ao ar nesta quinta (4), às 22h30, pela Rede Minas e na plataforma de streaming Minasplay.

Navegue pelo mapa de gravações da 8ª Temporada

Conheça os cenários dos trezes episódios da nova temporada que fazem parte do Circuito Liberdade.

Comentários

  • Por Fátima Bedeschi - em Responder

    Que saudades da Prof. Cláudia! Amei relembrar a trajetória de Graciliano Ramos, descobrindo a Literatura, por meio das letras da sua vida!
    Essa querida professora, tão competente, grande pesquisadora, o quanto nos ensinou a tirar o espírito da letra de autores tão genuínos “astrônomos”. Obrigada Rede Minas.

Deixe um comentário

Categorias