Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu é destaque do +Geraes deste sábado (8)

Créditos: Prefeitura de Paracatu.

Música, teatro e gastronomia tomam conta de Paracatu, neste fim de semana. A cidade, na região noroeste do estado, é palco da 10ª edição do Festival do Patrimônio Cultural. A Rede Minas acompanha o evento de perto. O +Geraes vai estar no Largo do Rosário para mostrar a tradicional festa, ao vivo, na atração deste sábado (8), às 12h.

Na cidade também está o mural interativo, apontado em muitos documentos como o maior de arte urbana do país. São 750 metros de extensão com desenhos da artista plástica Janaína Campos. O espaço agrada moradores e turistas e é apresentado no programa.

Créditos: TVC Paracatu.

A 600 quilômetros de lá está Lavras Novas, que também entra no giro do +Geraes. O distrito de Ouro Preto caiu nas graças dos viajantes na década de 1990. Desde então, recebeu turistas anônimos e famosos. Muito antes disso, o lugarejo foi cenário de um conto do escritor Bernardo Guimarães, autor de “A escrava Isaura”. O programa mostra um pouco do lugar que atrai visitantes do país e revela curiosidades sobre a relação com o escritor mineiro.

A atração viaja por Minas e as delícias do estado. Entre eles, o pequi, famoso nos pratos da região norte. O fruto é protagonista de um documentário, de Gleydson Mota. O programa exibe trechos da obra que traz um olhar para a cultura e a soberania alimentar desse alimento, que passa pelas mãos das mulheres sertanejas antes de chegar à mesa e é renda para muitas famílias do cerrado.

Documentário “A Luz do Pequi”.

Essas são algumas das novidades do programa +Geraes, que mostra nesse episódio outros municípios mineiros e dá dicas de eventos culturais que acontecem no Estado.

ASSISTA

O programa vai ao ar neste sábado (8), às 12h, pela TV, aqui no site e na plataforma de streaming EMCplay.

Deixe um comentário

Categorias