Estações mostra Caravelas, na Bahia, nesta terça (2)

Cidade baiana é o segundo destino da atração, que dedica temporada à Estrada de Ferro Bahia-Minas

Caravelas, na Bahia, é o próximo destino do programa Estações. A cidade por onde teriam passado as embarcações de Pedro Álvares Cabral também foi descoberta por milhares de pessoas que percorreram a Estrada de Ferro Bahia-Minas. O ponto de parada do trem alimentava a ferrovia, o porto marítimo e o campo de aviação. Quando a maria-fumaça deixou os trilhos, todo esse complexo que movimentava a economia e a sociedade teve fim. Uma história bela com final triste que é relembrada por moradores do município no programa Estações, nesta terça (2), às 19h.

O programa mostra duas antigas estações de Caravelas e no distrito de Juerana, onde passageiros e mercadorias entravam e saiam. Em uma delas, o desembarque continua, mas de ônibus. Na outra, o prédio dá espaço à prefeitura e aos Correios. Nesse baú de memórias resgatado na atração, tem espaço para objetos que mantêm a história dos trilhos viva, guardados cuidadosamente por um ferroviário e conservados, hoje, pela família.

“Se hoje essa estrada estivesse em atividade e o porto, essa cidade, que já é maravilhosa, estaria melhor ainda”. A opinião de Nelson Mendes, funcionário da lanchonete “Maria Fumaça“, que atendia os passageiros do trem e hoje serve aqueles que desembarcam dos ônibus, é compartilhada na região. São muitas as pessoas que têm, ainda, a expectativa de ouvir o apito do trem e existem rumores de que a locomotiva voltaria a operar. A equipe do programa investigou essa história e revela a descoberta no segundo episódio da temporada, que segue os trilhos da Estrada de Ferro Bahia-Minas.

assista

O programa Estações vai ao ar nesta terça (2), 19h, pela TV, aqui no site e na plataforma de streaming EMCplay.

Deixe um comentário

Categorias