Documentários do pintor e escultor Carlos Bracher são exibidos no Faixa de Cinema
Programa ainda traz entrevista com o artista mineiro
Carlos Bracher nasceu em Juiz de Fora e ganhou as grandes galerias do país e do mundo com suas pinturas, desenhos e esculturas. Um trabalho que rendeu o “Prêmio Hilton de Pintura”, da Funarte, e o reconhecimento de amantes das artes e críticos. Há décadas em Ouro Preto, ele fez da arte na cidade uma paixão que ganhou obras e um filme. Ele ousou e levou sua pintura para o documentário “Nos passos de Aleijadinho“, que o programa Faixa de Cinema exibe nesta sexta (9). Ainda na atração, tem entrevista com o artista e a exibição do curta “Carta à humanidade”, também do pintor.
“Nos passos de Aleijadinho” e “Carta à humanidade” são assinados por Carlos Bracher e Fred Tonucci. O primeiro trata sobre os 200 anos da morte de Aleijadinho e o registro do trabalho do artista plástico ao executar sua série de pinturas inspiradas nas obras do escultor, que é a maior referência do barroco mineiro. Já “Carta à humanidade” é um documentário poema em que Bracher utiliza de suas relações com a escrita e as artes plásticas para construir uma mensagem visual em direção à humanidade no momento de pandemia de Covid-19, o que torna o texto ainda mais específico e intenso.
Para contextualizar todo esse trabalho, o jornalista Samuel Guimarães foi até a galeria do pintor e conversou com ele sobre o processo de produção dos filmes.
assista
O programa Faixa de Cinema com exibição dos documentários “Nos passos de Aleijadinho” e “Carta à humanidade” vai ao ar nesta sexta (09), às 23h, pela TV, aqui no site e na plataforma de streaming EMCplay.
Deixe um comentário