Documentário “Os Tambores do Rei Ambrósio” é destaque no Faixa de Cinema nesta sexta (7)

Programa mostra o último filme do diretor Cássio Pereira dos Santos, reconhecido pelo sucesso de “Valentina”

Os tambores ecoam em Ibiá, Minas Gerais, e na cidade ressoa uma história de fé, resistência e identidade que é resgatada no documentário “Os Tambores do Rei Ambrósio”. O filme mergulha na tradição dos ternos de Moçambique e Congada, reconstituindo a memória do Quilombo do Ambrósio, um dos maiores complexos quilombolas do Brasil. A obra é exibida no programa Faixa de Cinema, nesta sexta-feira (7), às 22h.

Dirigido por Cássio Pereira dos Santos e Érika Persan, o documentário registra a celebração dos festejos em homenagem a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, onde grupos de Congada e Moçambique se reúnem em cortejo pelas ruas de Ibiá. Mais do que um registro visual, a obra se debruça sobre a memória de um quilombo que, mesmo sem registros oficiais de remanescentes, ainda pulsa no imaginário e no coração da comunidade. Entre cantos, tambores e histórias de resistência, o filme retrata a luta de um povo que segue celebrando sua cultura e sua ancestralidade.

Além da exibição do documentário, o programa traz entrevista com a diretora Érika Persan e a roteirista Agnes Maria, além de um depoimento de Eduarda Damásio, que também assina o roteiro. Na conversa, elas revelam os bastidores da produção e o impacto do filme na preservação da história quilombola e da cultura afro-brasileira.

Último trabalho de Cássio Pereira dos Santos

“Os Tambores do Rei Ambrósio” foi o último trabalho de Cássio Pereira dos Santos. O cineasta, de Patos Minas, faleceu em 2022, aos 42 anos, antes do lançamento da obra, em que assina, também, o roteiro. O diretor realizou diversas obras, entre elas Valentina, seu primeiro longa-metragem. O filme foi premiado em festivais nacionais e internacionais e entrou no catálogo da Netflix.

“Os Tambores do Rei Ambrósio” é um dos filmes exibidos na temporada especial do programa Faixa de Cinema dedicado às obras do edital Olhar Independente. O documentário vai ao ar nesta sexta (7), às 22h, pela Rede Minas, aqui pelo site e plataforma de streaming Minasplay.

Deixe um comentário

Categorias