Documentário “Espírito.Doc”, produzido pela Rede Minas, é lançado esta semana

Filme sobre o espetáculo “Acredite, um espírito baixou em mim” vai para a telona em evento gratuito

Em julho de 1998, Ilvio Amaral e Maurício Canguçu estrearam “Acredite, um espírito baixou em mim”. Desde então, a dupla percorreu os teatros mineiros, avançou por todo o Brasil com o espetáculo e nunca saiu de cena. O público sempre compareceu para acompanhar os atores na peça premiada, que foi adaptada para a telona.

Por trás das cortinas, são muitas as histórias, algumas desconhecidas pelo grande público, que são retratadas no documentário “Espírito.Doc”, produzido pela Rede Minas. O filme será exibido no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, no sábado (29), às 19h30. Na noite de lançamento, os atores se misturam à plateia para conferir a história. Também vão estar presentes profissionais da equipe da Rede Minas que desenvolveram o documentário, além de outras personalidades que fizeram parte dos 25 anos desse espetáculo.

A ideia do documentário nasceu em janeiro, no lançamento da Campanha de Popularização do Teatro e Dança. Canguçu conta que encontrou, no evento, o presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), Gustavo Mendicino. “O Gustavo falou ‘vamos fazer um documentário’. Fiquei muito lisonjeado”, lembra o ator. Rapidamente, uma equipe de profissionais foi formada e se mobilizou para a produção do filme.

Foram cerca de seis meses de produção e o resultado foi “um resumo dos 25 anos” da trajetória dos protagonistas de “Acredite, um espírito baixou em mim”, como falou Maurício Canguçu. Ele confessa que só assistiu a um pequeno trecho: “Eu achei lindo, emocionante. Voltei no tempo. Estou morrendo de medo de ver o resto”. Mendicino também festeja a ocasião e diz sobre a importância da emissora estar presente junto à classe artística, contribuindo para valorizar aquilo que é feito no estado. “Os artistas mineiros são protagonistas da Rede Minas e queremos intensificar essa relação ainda mais”, fala.

Para desenvolver o documentário, foi feita uma investigação da história da dupla e do espetáculo, que exigiu, também, uma pesquisa minuciosa nos arquivos de quase 40 anos da Rede Minas. “Não poderia ser diferente, encontramos diversos registros e reportagens”, conta a jornalista Mariana Lima, que conduziu as entrevistas.

“Vi imagens minhas e do Ilvio que nem eu tinha. Tem até a Marília Pêra no documentário. Que coisa mais linda, mais cuidadosa! Eu achei que era uma coisa mais simples, mas tem todo um contexto. A produção pensou em um roteiro e até os personagens da peça conversam com a Mariana”.

Maurício Canguçu

Grandes nomes do teatro e da cena cultural brasileira também estão presentes na obra, como o autor da peça Ronaldo Ciambroni, o escritor Jefferson da Fonseca e a diretora do espetáculo Sandra Pêra.

Bodas de prata com mais comemorações

Os 25 anos de “Acredite, um espírito baixou em mim” são celebrados com uma programação intensa. A festa começa na quarta-feira (26), no Palácio da Liberdade. Além da exibição do primeiro episódio do documentário “Espírito.Doc”, produzido pela Rede Minas, tem lançamento da nova edição do livro “Acredite, um espírito baixou em mim, a trajetória de sucesso”, de Jefferson da Fonseca.

Nos dias 27, 28 e 29 de julho, às 19h, o público pode acompanhar o filme “Espírito.Doc” , dividido em três episódios, na programação da Rede Minas. O documentário é exibido na TV aberta e aqui pelo site.

Já no sábado (29), o filme chega, na íntegra, à telona no Cine Humberto Mauro, em evento gratuito e aberto ao público, com a participação de Ilvio Amaral, Maurício Canguçu e equipe da emissora. As comemorações se encerram no domingo (30), com o espetáculo especial que festeja os 25 anos da peça, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. De brinde, o público ainda poderá ver o documentário na plataforma de streaming EMCplay e um podcast na Rádio Inconfidência.

“Acredite, um espírito baixou em mim”

A comédia premiada conta a história de um homossexual assumido que, inconformado com a própria morte, foge do céu para viver novas experiências e acaba criando uma grande confusão após incorporar um machista radical. Sucesso de público no Brasil, já foi encenada em mais de 300 cidades, alcançando cerca de três milhões de espectadores, se tornando um grande fenômeno do teatro brasileiro.

Deixe um comentário

Categorias