Cataguases é o destino do Estações neste domingo (8)
Em 1826, o francês Guido Thomaz Marlière fundou o povoado de Meia Pataca, local que se transformou na cidade de Cataguases, na Zona da Mata Mineira. O estrangeiro chegou lá a cavalo não foi o único. Outras personalidades importantes desembarcaram na cidade, mas pelos trilhos da Estrada de Ferro Leopoldina. A história dessas locomotivas que transportaram cultura, arte e negócios é relembrada no Estações, neste domingo (8), às 12h.
Portinari, Jan Zach, Emeric Marcier, Paulo Werneck e Burle Marx são alguns dos muitos artistas que aportaram em Cataguases, na Zona da Mata, onde viveram figuras emblemáticas do Brasil, como o cineasta Humberto Mauro e a atriz Eva Nill. “Como é que, nessa cidadezinha pacata, essa turma estava toda aqui?”, questiona a historiadora Sandra Ferreira, que responde na atração: “no início vinham de trem”.
Esse percurso só foi possível devido ao café, que motivou a implantação da Estrada de Ferro Leopoldina. Hoje, a estação Cataguases abriga um centro cultural, situação diferente daquelas localizadas nos distritos do município. O programa mostra esses locais, conversa com moradores e ex-ferroviários e apresenta os planos para tornar o apito do trem novamente uma realidade.
Assista
O Estações vai ao ar neste domingo (8), às 12h, pela Rede Minas. A atração também pode ser acompanhada pela plataforma de streaming Minasplay.





Deixe um comentário