Ailton Krenak, líder indígena e novo imortal da ABL, é o entrevistado do Conversações nesta quarta (11)
Ailton Krenak é o novo imortal da Academia Brasileira de Letras e o primeiro indígena a ocupar uma cadeira na instituição. Ele é o entrevistado do Conversações nesta quarta (11), às 19h. Na atração, fala sobre a importância do meio ambiente e a relação da natureza com a identidade dos povos originários, tema abordado em seus livros. Também ativista social, revela um pouco de seus passado, suas influências e as obras produzidas que ganharam espaço nas prateleiras das livrarias e foram premiadas.
Em bate-papo com o jornalista Cláudio Henrique, Krenak conta sobre alguns de seus livros, como “Ideias para adiar o fim do mundo”. A obra faz uma crítica à sociedade, a necessidade da diversidade e ameaça do colapso ambiental. O escritor ainda faz elogios a outros autores, como Ignácio de Loyola Brandão, e a sua relação com o meio ambiente.
Ailton Krenak – Mineiro, de Itabirinha, o escritor, poeta, ambientalista e filósofo construiu sua história pautada no movimento socioambiental e na defesa dos direitos dos povos indígenas. Escreveu diversos livros, o que lhe rendeu uma cadeira na Academia Mineira de Letras. No dia 5 de outubro, foi eleito pela Academia Brasileira de Letras. A vitória veio com 23 votos, superando a historiadora Mary Del Priore, que teve 12 votos, e o indígena Daniel Munduruku, com 4.
Assista
O Conversações vai ao ar toda quarta, às 19h, pela TV, aqui no site e na plataforma de streaming EMCplay.
Deixe um comentário