A história da ferrovia em Betim é tema do programa Estações nesta terça (3)
Com mais de 400 mil habitantes, Betim é conhecida pelo grande parque industrial que colocou o município na quarta posição de maior PIB do estado. A história da cidade é cortada pelos trilhos dos trens, que chegaram no local bem antes das usinas ocuparem a região. O Estações, nesta terça (3), às 19h, resgata a memória dessas locomotivas e apresenta um outro lado da cidade que passa despercebido por muitos olhos, mas que sobrevive nas lembranças de muita gente.
Instaladas no início do século XX, antes da emancipação do município, as linhas férreas continuam operando em Betim, mas o que corre sobre os trilhos são cargas. Os antigos passageiros e ferroviários são entrevistados no programa e falam sobre o chamado “trem do subúrbio”, que fazia o transporte de pessoas para Belo Horizonte e cidades no entorno. A atração mostra, também, as duas estações antigas que foram tombadas pela prefeitura.
É um prédio histórico que é utilizado. Mesmo assim, a própria Secretaria de Cultura, que também cuida desse patrimônio cultural, prevê uma revitalização desse espaço que, de forma muito efetiva, é marcado com a história de Betim
André Bueno, historiador
Acompanhe
O Estações vai ao ar toda terça-feira, às 19h. Assista ao programa também aqui no site e na plataforma de streaming EMCplay.
Deixe um comentário