Retrospectiva da cultura em Minas é destaque da semana no programa Agenda

Os principais destaques do ano na cena artística ganham espaço na semana de retrospectiva do Agenda. A revista eletrônica apresenta quatro edições especiais, cada uma delas dedicada a uma área da cultura. A série começa nesta segunda (29), com foco no audiovisual e nos giros pelo interior do estado. Na terça (30), tem música e o teatro. Na quinta (1), a atração recorda algumas das personalidades que passaram pelo estúdio do programa. A retrospectiva encerra na sexta (2), com artes visuais e dança.

O Agenda dá início à retrospectiva com os destaques do audiovisual mineiro. Direto do CCBB, em Belo Horizonte, a apresentadora Dani Vargas relembra o protagonismo do cinema no programa. Para falar da sétima arte, tem entrevista com o cineasta Gabriel Martins. O diretor de “Marte Um” assina, ao lado dos sócios da Filmes de Plástico, a série “Natal dos Silvas”, exibida no Canal Brasil e na Globoplay.

O programa reserva espaço para a Embaúba Filmes no circuito da telona. O Agenda reapresenta entrevista com Daniel Queiroz, diretor da distribuidora mineira. Ele fala sobre o projeto encabeçado pela empresa que permite a circulação de obras fora do circuito comercial. Tem, também, o Festival do Filme Documentário e Etnográfico, o Forumdoc.bh, que este ano chegou à sua 29ª edição mostrando filmes de diversas regiões do Brasil e do mundo. A atração ainda celebra a TV Muro, que este ano completou 30 anos colecionando telespectadores na calçada de Sabará.

Em 2025, o Agenda fez as malas e embarcou rumo à cultura no interior do estado. No roteiro apresentado na telinha estão a Mostra de Cinema de Tiradentes; o CineOP, em Ouro Preto; e o Festivale, em Diamantina. Dani Vargas relembra alguns desses giros pelos eventos mineiros que agitaram o ano em Minas Gerais.

Programação da semana

Os palcos mineiros estão na retrospectiva do Agenda, na terça (30). A atração mostra a música e o teatro que preencheram a programação cultural mineira, em 2025. A apresentadora Dani Vargas foi até o Palácio das Artes reviver esses momentos e mostrar alguns dos destaques que movimentaram as plateias ao longo do ano, como os espetáculos de Marisa Monte e Débora Falabella.

Dando sequência à retrospectiva, o primeiro dia do ano traz personalidades de sucesso que passaram pelo Agenda. A atração selecionou alguns dos artistas que marcaram presença no estúdio do programa para um bate-papo que passeia pela vida e obra dos talentos nacionais. Esses momentos são relembrados na quinta (2).

Para encerrar, tem dança e artes visuais. Galerias, museus e teatros onde essas artes se expressaram no estado ganharam espaço no Agenda. Artistas nacionais e internacionais mostraram seus trabalhos para os mineiros. Alguns desses são lembrados pelo programa.

Assista

A retrospectiva do Agenda vai ao ar nos dias 29 e 30 de dezembro e 01 e 02 de janeiro, às 12h30. O público acompanha pela Rede Minas e plataforma de streaming Minasplay.

Deixe um comentário

Categorias