Mês da Consciência Negra é celebrado com série no Faixa de Cinema, a partir desta sexta (14)

Programa da Rede Minas exibe o especial “Afromineiridades em cena” trazendo longas e curta-metragens inéditos e entrevista com os cineastas.

Em celebração ao Mês da Consciência Negra, o programa Faixa de Cinema exibe uma série que destaca o protagonismo negro e a rica cultura afro no audiovisual mineiro. Na programação do “Afromineiridades em cena”, filmes que tratam das manifestações culturais afromineiras, como o congado, até as questões contemporâneas, como a luta das mulheres negras. O especial é exibido às sextas-feiras, do dia 14 de novembro a 5 de dezembro.

O programa abre as sessões com curtas do projeto “Filme de Bairro”, que retratam a fé e os costumes afrodescendentes nas cidades de Paula Cândido, Cristais e Mateus Leme, em Minas Gerais. Com direção de Aryanne Ribeiro, as obras têm a coordenação de produção de Adriano Maximiano, também diretor de Proteção e Memória do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA).

Em seguida, será exibido pela primeira vez o documentário “Entre Orações e Montanhas – O Legado das Benzedeiras e Benzedores”, de Danilo Candombe. O filme apresenta sete mestres da fé popular do Baixo e Médio Espinhaço, abordando a prática do benzimento e a relação espiritual com o cuidado ambiental. A obra revela como as rezas, ervas e gestos sagrados têm um papel central na cura dos corpos e na proteção das almas.

Os diretores Adriano Maximiano e Danilo Candombe vão estar no estúdio da atração para a sessão. Em um bate-papo com o jornalista Charles Douglas, a dupla fala sobre o processo de produção das obras. O programa vai ao ar nesta sexta (14), às 22h, pela Rede Minas e na plataforma de streaming Minasplay.

Mostra Afromineiridades no streaming

A programação especial em comemoração ao Mês da Consciência Negra se estende para a Minasplay. Durante todo o mês de novembro, a plataforma de streaming destaca longas e curta-metragens que falam da luta e do reconhecimento das temáticas de matriz africana com a “Mostra Afromineiridades”.

Entre os títulos, está o filme “Makota Valdina”, de César Guimarães e Pedro Aspahan. A obra retratada a história de vida da liderança do Terreiro “Nzo Onimboya“, em Salvador, e também a relação entre a natureza, os inquices e a cura.

O acesso à Minasplay pode ser feito por meio do site minasplay.com ou pelo aplicativo disponibilizado no Google Play e App Store.

Deixe um comentário

Categorias