Lima Barreto por Maria Zilda Cury no Conversações nesta quinta (6)
Há 103 anos morreu Lima Barreto. Passado mais de um século, seus livros continuam em voga nas estantes e frequentemente nas listas de leitura obrigatória para os exames de vestibular das principais universidades. No mês em que é celebrado a consciência negra, o Conversações, nesta quinta (6), às 22h30, relembra a obra do escritor descendente de escravos que usou as letras como arma para criticar o preconceito racial, a política e a sociedade.
Para falar sobre o autor de “Triste fim de Policarpo Quaresma”, o jornalista Cláudio Henrique conversa com a professora e doutora em Literatura Brasileira, Maria Zilda Cury, também autora de “Um mulato no reino do Jambon: as classes sociais na obra de Lima Barreto”. Em um giro pelo Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, ela fala sobre a vida e algumas das obras de Barreto.
Para começar a ler
A cada episódio, o convidado vai trazer dicas para quem quer começar a ler o autor ou autora cujas obras são tema do programa. Para o público leitor da Rede Minas, as dicas de Maria Zilda Cury para começar a ler Lima Barreto são:
- Recordações do escrivão Isaías Caminha (1909);
- Triste Fim de Policarpo Quaresma (1915);
- Clara dos Anjos (1948).
Conversações
O programa que traz a literatura para a TV dedica esta temporada aos clássicos brasileiros. Os autores selecionados são apresentados ao público por outros escritores, que dedicam cada episódio a nomes de prestígio da cena nacional. Em prédios do Circuito da Liberdade, eles relembram obras e fatos curiosos dos mestres da literatura brasileira.
ASSISTA
O Conversações vai ao ar nesta quinta (6), às 22h30, pela Rede Minas e na plataforma de streaming Minasplay.
Navegue pelo mapa de gravações da 8ª Temporada
Conheça os cenários dos trezes episódios da nova temporada que fazem parte do Circuito Liberdade.



Deixe um comentário