90 anos do Tribunal de Contas de Minas Gerais em documentário

A ideia de controlar os recursos públicos teve um pai no Brasil. Foi o jurista e político Ruy Barbosa quem idealizou o Tribunal de Contas para fiscalizar os gastos do governo e garantir transparência à população. Em Minas Gerais, a corte das contas chegou em 1935 e, com ela, uma longa história. Os 90 anos da instituição são celebrados em um documentário que a Rede Minas exibe neste domingo (2).

Antes da criação de computadores, os papéis dominavam os processos com a movimentação financeira dos 853 municípios do estado e as publicações de atos políticos. Muitos desses documentos estão arquivados no Tribunal de Contas de Minas Gerais, que mantém guardados os registros de quase um século da história do estado. O documentário mostra o local onde esses tesouros são conservados.

Além dos materiais, o que não faltam são personalidades e casos curiosos. Figuras políticas como José Maria de Alkmin e fatos como a ameaça de um revólver colocado dentro dos documentos de um processo são algumas das histórias apresentadas no filme. Nesse passado resgatado na tela, tem espaço também para a modernidade. A obra mostra a adoção de tecnologias de inteligência que têm auxiliado o controle do dinheiro público e que deram transparência do uso dele à população.

Assista

O documentário “90 anos do Tribunal de Contas de Minas Gerais” vai ao ar neste domingo (2), às 6h, pela Rede Minas e na plataforma de streaming Minasplay.

Deixe um comentário

Categorias