Músicos mineiros estão em filme destaque do Faixa de Cinema

Atração ainda traz entrevista com diretores e exibe obra que retrata a vida de mulheres que encontraram abrigo em Ibirité

Os cineastas Rhodes Madureira e Hebert Jonas abrem as cortinas do Faixa de Cinema, nesta sexta (25), às 22h. Diretores de “Encontro à mineira” e “Vincular e entrelaçar”, eles falam sobre desafios e curiosidades dos filmes, que são exibidos, também, na atração.

O documentário “Encontro à mineira”, de Rhodes Madureira, reúne três gerações de artistas no estúdio Luva Lab, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em cena, estão Affonsinho Heliodoro, um dos fundadores da banda Hanói Hanói; Pedro Morais, que tem se consolidado como uma grande voz contemporânea; e Dan Gentil, representante da nova geração. O trio fala sobre seus processos criativos, trajetórias artísticas e as diferenças de perspectiva entre os tempos em que nasceram e viveram.

O filme “Vincular e entrelaçar”, de Hebert Jonas, traz a história de luta de três mulheres que migraram para Ibirité, na Grande BH. Jovina é uma das protagonistas. Ela trabalhou como cantineira e criou seis filhos sozinha após a morte do marido. A perda também fez parte da trajetória da capixaba Maria. Ela doou um rim ao marido, mas ele não resistiu. Já Ilda chegou a Minas fugindo de uma vida em condições análogas à escravidão, no interior da Bahia. Em comum com as outras mulheres, enfrentou a morte do marido, que perdeu a vida em um acidente, e reconstruiu sua vida em Ibirité.

ASSISTA

Com apresentação de Charles Douglas, o programa Faixa de Cinema com a exibição dos filmes “Encontro à mineira” e “Vincular e entrelaçar” e entrevista com os diretores vai ao ar nesta sexta (25), às 22h, pela Rede Minas e no streaming Minasplay. Os títulos também estão disponíveis, gratuitamente, no catálogo da plataforma.

Deixe um comentário

Categorias