Rede Minas se torna cenário de filme mineiro
Equipe de “O melhor queijo do mundo” ocupa o espaço da emissora pública para as gravações do longa até quinta-feira (27)
Hollywood na terra do “uai”, tem jeito? Sem explosões ou megas efeitos visuais, Minas Gerais cativa a sétima arte com suas peculiaridades e tem se tornado, cada vez mais, cenário de filmes. Nesse circuito, a Rede Minas entra na telona. A emissora se tornou espaço de locação das produções. Nesta semana, recebe um elenco de primeira que vai usar os espaços da TV pública para as gravações. Até quinta-feira (27), o local é utilizado por mais de 60 pessoas da equipe de “O melhor queijo do mundo”, comédia com direção de Lucas Assunção e produção de Débora Campos que deve estrear nos cinemas ainda este ano.
Entram em cena Maurício Tizumba (“Pequenas histórias”) e Augusta Barna, que vivem o papel de um avô e a neta que decidem participar de um reality show para conseguirem manter a tradicional fazenda produtora de queijo, que está sob a ameaça de uma moderna indústria estrangeira. O elenco conta, também, com o ator franco-argentino Jean Pierre Noher, que trabalhou em diversos filmes e novelas, como “A favorita” e “Avenida Brasil”. Tem, ainda, Janamô (“Vai na fé”), Demétrio Nascimento (“Cidade de Deus: a luta não para”), Rodolfo Vaz (“Amor de mãe”) e Júlia Tizumba, atriz já conhecida no teatro.
Na Rede Minas, Zé Altino (Tizumba) e Vitória (Augusta Barna) vivem uma aventura gastronômica no universo do entretenimento televisivo, com gravações das cenas no estúdio, camarim e switcher, onde os bastidores da atração fictícia acontecem. “A Rede Minas sempre abriu espaço para produções mineiras e poder filmar aqui significa reforçar essa conexão, principalmente trazendo uma história para toda família que mistura humor, afeto e toda riqueza cultural de Minas Gerais”, disse o diretor Lucas Assunção.
A produtora Débora Campos também fala sobre o apoio da TV pública mineira. “Essa parceria é essencial para dar vida a um dos momentos mais marcantes do filme, onde a tradição e a paixão pelo queijo mineiro se encontram no palco da competição. O apoio da emissora não só contribui para a realização desse grande projeto, como também reforça o compromisso com a valorização da cultura e do audiovisual mineiro. Juntos, estamos levando Minas Gerais para as telas e para o mundo!”, disse.
Não é a primeira vez que a Rede Minas está presente nas produções de filmes e comerciais. Em 2024, a emissora pública mineira também foi cenário das gravações de “Vicentina pede desculpas”, dirigido e escrito por Gabriel Martins, de “Marte Um”, além de ter sido espaço de locação de comerciais.

bastidores da gravação de ‘O melhor queijo do mundo’ na Rede Minas – crédito Bárbara Pennafirme – Rede Minas 
Jean Pierre Noher – crédito Bárbara Pennafirme_Rede Minas 
bastidores da gravação de ‘O melhor queijo do mundo’ na Rede Minas – crédito Bárbara Pennafirme_Rede Minas
Apoio à sétima arte
O mercado cinematográfico no Brasil tem crescido e o estado de Minas Gerais é um dos responsáveis por essa ascensão. De acordo com pesquisa divulgada pela Sebrae e ONG Contato, enquanto o setor audiovisual brasileiro cresceu 30,72% entre 2014 e 2021, em Minas o aumento foi de 52,21%. A Empresa Mineira de Comunicação, gestora da Rede Minas, Rádio Inconfidência e Minasplay, tem contribuído para fomentar o setor.
A EMC foi responsável, por meio de editais, pela viabilização de R$ 134 milhões para o mercado cinematográfico. Entre eles, a Lei Paulo Gustavo, que contou com a coordenação da Empresa Mineira de Comunicação na subcomissão do audiovisual, edital que contemplou a produção de “O melhor queijo do mundo”.
Além da injeção de recursos, a EMC também contribui com a visibilidade das obras, exibindo os títulos na programação da Rede Minas, naplataforma de streaming Minasplay e na organização e participação de mostras, seminários e feiras. “Em breve, vamos lançar os filmes do Prêmio de Exibição EMC 2024, edital que distribuiu R$ 690 mil para 43 obras. Faremos uma sessão especial com algumas das obras vencedoras em um evento aberto ao público”, anunciou o presidente da EMC, Gustavo Mendicino. Ele antecipa que, também, já está em planejamento novos investimentos que vão aquecer o setor.

Deixe um comentário