Estações mostra os trilhos de Nova Viçosa, na Bahia, nesta terça (9)

Atração conta a história de Helvécia, Cândido Mariano, Posto da Mata e Argolo, distritos que viram a chegada da ferrovia e seu fim, transformando a vida dos habitantes e a paisagem natural

Partindo da Bahia, sentido Minas Gerais, o programa Estações passa por Nova Viçosa, município baiano que tem comunidades com uma história em comum. Ligados pelos trilhos inativos da ferrovia Bahia-Minas, os distritos de Helvécia, Cândido Mariano, Posto da Mata e Argolo viveram fartura e dinamismo para, nos anos 60, assistirem ao fim dos apitos, que retraiu a economia e ilhou os moradores. Esse é o terceiro episódio da nova temporada do programa, que vai ao ar nesta terça (9), às 19h.

Apesar da semelhança no passado, o presente dos distritos é diferente. Alguns deles conservam tradições e foram reconhecidos como comunidades quilombolas. Em Helvécia, a parada virou museu, referência para os habitantes dali. Em Cândido Mariano, a construção serve de centro de saúde e, em Posto da Mata, o ponto está inutilizado, esperando reforma. Já em Argolo, foi demolido. O programa visita esses locais e faz um roteiro, por meio de depoimentos de gente que viveu e tem o que contar. Para guiar o público, uma trilha sonora que tem a cara da saudade.

Paisagem transformada

A chegada dos trens trouxe vida nova, mas levou outras embora. Depois de inativadas, as locomotivas mudaram a paisagem. A Mata Atlântica nativa e exuberante da região deu espaço a um novo cenário: plantações imensas de eucalipto. O programa mostra o impacto econômico que a mudança provocou na região e o preço do progresso.

Assista

O programa Estações, em Nova Viçosa, vai ao ar nesta terça (9), 19h, pela TV, aqui no site e na plataforma de streaming EMCplay.

Deixe um comentário

Categorias