Filmes do Festival Visões Periféricas são exibidos no Faixa de Cinema, nesta sexta (3)

Programa ainda traz entrevista com Russo Apr, ator de “Marte Um” e “Temporada”

O Festival Visões Periféricas toma conta do Rio de Janeiro entre os dias 2 e 8 de março. Quatro curtas que vão ser exibidos na mostra chegam primeiro no Faixa de Cinema, nesta sexta (03). A atração exibe, com exclusividade, os filmes “Ana Rúbia”, “Thati”, “Bordando Cidadania” e “Nduduzo Fica”.

As obras tratam de universo trans, mulheres, população carcerária e imigração. O programa ainda traz entrevista com o ator Russo Apr, artista da periferia que estrelou nas telonas em filmes como “Marte Um” e “Temporada”, esse último que rendeu a ele o prêmio de melhor ator coadjuvante, no Festival de Brasília.

Ana Rúbia

“Ana Rúbia” mostra uma mulher trans que está para lançar um livro sobre os travestis no universo escolar e os desafios que essas crianças enfrentam. O filme é assinado por Diego Baraldi e Íris Alves Lacerda, essa última consagrada diretora que já teve um de seus trabalhos indicado para o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, em Gramado. “Ana Rúbia” já rodou por diversos festivais, recebeu importantes prêmios, como o de melhor filme na Mostra Internacional de Curtas-metragens.

Thati

“Thati” traz a história de uma mulher que fundou o projeto Mina do Surf, através do qual difunde a cultura do esporte como instrumento de mudança no município do Cabo de Santo Agostinho, um dos mais perigosos e com menor nível de escolaridade de Pernambuco. É o primeiro filme de Pamella Lustosa, que foi inspirada pela história e decidiu mostrar na telona a iniciativa que busca incluir, valorizar e empoderar mulheres através do surf.

Nduduzo Fica

A artista sul-africana Nduduzo Siba mobilizou artistas, ativistas, professores e estudantes que organizaram uma campanha contra sua expulsão do país. A iniciativa chamou a atenção da cineasta Georgia Fleury, que decidiu registrar a luta da ativista Zulo para continuar no Brasil. “Nduduzo Fica” traz a história de Siba, que cumpriu uma pena de prisão no país e tenta, desde 2018, permanecer no Brasil, onde trabalha com música, artes cênicas e moda.

Bordando Cidadania

O ¨Projeto Cabocla – Bordando Cidadania¨ é retratado em “Bordando Cidadania”. A iniciativa de Milena Curado leva a prática da costura para uma penitenciária de Goiás, transformando o ambiente carcerário e a vida de muitas pessoas. O diretor Vincent Glen Gielen trabalhava com terapia holística e artes plásticas. Em 2018, entrou no mundo do cinema para mostrar conhecimentos e experiências que merecem ser partilhados para aprendizado e benefício da humanidade.

Assista

Com apresentação de Samuel Guimarães, o Faixa de Cinema vai ao ar nesta sexta (24), às 23h, pela TV e, nesse mesmo horário, aqui no site e na plataforma de streaming EMCplay.

Deixe um comentário

Categorias