Mariana: cidade histórica é destino do “Minas da gente”

Mariana foi pioneira na história como vila e, também, como cidade, sendo a primeira planejada de Minas Gerais e, também, capital. Descoberta no final do século XVII por bandeirantes paulistas, o ouro ali encontrado motivou a vinda de portugueses e africanos escravizados. A riqueza histórica preservada no local atrai turistas à região do Circuito do Ouro e rendeu, ao município, o título de patrimônio histórico nacional. Nos dias atuais, o ouro acabou, mas a dependência da extração mineral continua. A atividade sofreu um forte abalo com o rompimento da barragem em 2015, que provocou mortes e deixou milhares de desabrigados. Quem conta essa e outras histórias de Mariana é o historiador Hudson Augusto Silva no programa Minas da gente, neste sábado (26), às 20h.

O programa ainda traz entrevista com a professora emérita da UFOP Hebe Rôla, de 90 anos. Nascida em Mariana, o que não faltam são histórias para contar. Escritora e pesquisadora da cultura popular e da linguagem dos sinos, ela se tornou famosa na luta pela preservação das tradições e dos ambientes da cidade histórica. No programa, fala sobre alguns dos rituais que se mantêm vivos na comunidade e a cultura do município. A atração também mostra o entalhador e escultor Edney do Carmo, que conserva a tradição do barroco no seu trabalho.

Gerais+Minas

A nova temporada do “Minas da gente” faz parte da programação “Gerais+Minas”. O projeto da Empresa Mineira de Comunicação (EMC) contempla diversas ações de municipalização da programação das emissoras de comunicação do estado para mostrar a variedade da cultura, culinária, história, arte e natureza em Minas Gerais. A Empresa Mineira de Comunicação é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult – MG). Mais informações no site geraismaisminas.mg.gov.br.

Deixe um comentário

Categorias