Um resgate da memória ferroviária mineira
As estações de trem como linha condutora das histórias do povo mineiro. O Estações apresenta aspectos históricos, patrimoniais, culturais e memórias de personagens que trabalharam ou viveram no entorno das estações ferroviárias, além de refletir sobre o futuro e a importância desses locais.
Em sua primeira temporada, percorre o trajeto do ramal Paraopeba, que faz parte da Linha do Centro da Estrada de Ferro Central do Brasil. As paradas são nas estações Congonhas do Campo, Belo Vale, Moeda, Brumadinho, Sarzedo, Ibirité, Gameleira e Belo Horizonte.
No itinerário da segunda temporada, municípios como Tiradentes e São João del-Rei, famosos pela Maria Fumaça, além de Barbacena, Jeceaba, Itabirito, Santa Luzia, Pedro Leopoldo, Matozinhos e Sete Lagoas.
Na terceira temporada o programa passou pelo sul, centro, Vale do Rio Doce e norte de Minas Gerais, percorrendo três importantes ramais: o Ramal de Sapucaí, no sul do Estado; o Ramal do Sertão, que ficou conhecido como “Trem do Sertão” ou “Trem Baiano”.
As estações das Linhas Garças de Minas a Belo Horizonte, da Linha Centro, além do Ramal de Nova Era são destaques da quarta temporada, que também falou sobre os trens de subúrbio.
Terça: 19h
Duração: 30 minutos