Santana dos Montes é o próximo destino do Rotas

O programa Rotas desembarca em Santana dos Montes, segundo destino da atração, que segue a trilha da Cordilheira do Espinhaço, de Minas Gerais a Bahia. A cidade reserva aos turistas casarões imponentes e as famosas fazendas seculares que abasteciam os garimpeiros que chegavam à região em busca do ouro. Toda essa história se apresenta aos visitantes emoldurada por belas paisagens naturais, que o público confere na atração desta sexta (6), às 19h.

Um giro pelo passado que teve início no século XVIII

No roteiro, a Igreja de Santana, que apesar de simples, se apresenta majestosa em meio ao Largo da Matriz, no centro histórico. Das escadarias de pedra a suposições dos célebres artistas que seriam os autores da pintura da nave, a igreja se mantêm erguida em um espetáculo de fé e cultura.

Todo esse patrimônio está preservado, formando o primeiro centro histórico do Brasil em formato híbrido, que assegura patrimônios material e imaterial ao mesmo tempo.

Ana Medina, socióloga e educadora entrevistada pelo programa

O programa ainda mostra fazendas históricas, como o Solar dos Montes, que hoje abriga um hotel. Em meio a 10 mil metros quadrados de área verde, se mantém o casarão setecentista restaurado. O passeio continua na Fonte Limpa, onde o repórter Samuel Guimarães mostra a edificação de 1742 que foi tombada como patrimônio do estado.

Outra atração apresentada no episódio é um antigo moinho d’água, onde um morador preserva a tradição familiar de moer o milho. Esses são alguns dos destaques do programa Rotas, em Santana dos Montes.

Assista

A atração vai ar nesta sexta (6), às 19h, pela TV, aqui no site e na plataforma de streaming EMCplay.

Deixe um comentário

Categorias