Turismo Gastronômico de Minas Gerais é tema de série do Jornal Minas

Apreciação da culinária mineira e a produção local são apresentadas em reportagens especiais

Minas Gerais possui belas paisagens que encantam os turistas de todo o mundo. Mas não são apenas os cenários do estado que movimentam o turismo da região. Na série “Rota Gastrô”, do Jornal Minas 2ª Edição, que estreia nesta segunda (20), às 19h30, o público vai conhecer o Turismo Gastronômico que tem contribuído para o desenvolvimento regional.

No episódio de estreia desta segunda, às 19h30, destaque para o turismo de experiência, que atrai visitantes para acompanharem a produção de produtos típicos do estado. Na cidade de Brumadinho, uma propriedade de queijos de cabra orgânicos e especiais, e na Lapinha, o saber tradicional das mulheres que compõem a Rota das Doceiras, são abertos para visitação de turistas. As atividades evidenciam como as experiências de consumo e apreciação de comidas agregam valor ao processo produtivo.

Já o segundo episódio do “Rota Gastrô” mostra como a tendência do turismo gastronômico também está presente nos grandes centros urbanos, como na capital mineira. Em Belo Horizonte, a série mostra a Rota da Lagoinha, estabelecida no bairro Lagoinha, região que já foi habitada por imigrantes italianos, portugueses e árabes, e herdou uma rica culinária.

O público ainda vai conferir como as rotas turísticas e o fortalecimento da relação turismo-gastronomia, por meio da cooperação entre produtores, promove os produtos locais. Em Lagoa Santa, um empório que vende apenas produtos mineiros, como vinhos, queijos, doces e café, consegue firmar parcerias entre produtores e comerciantes. A iniciativa também estimula o desenvolvimento local e contribui para a maior visibilidade dos produtos que conquistam até o mercado internacional.

Deixe um comentário