Terça de Cinema de setembro começa com lançamento de doc sobre a Pampulha

tercadecinema_setembroA Terça de Cinema da Rede Minas continua em setembro e começa com o lançamento exclusivo do documentário 18Km, que revela o universo da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte.

Confira abaixo a programação, que inclui documentários que mostram a relação de diversos personagens com o lugar em que moram e circulam pela capital mineira.

DIA 05 – 18 Km

18 Km é a distância para se percorrer o entorno da lagoa da Pampulha em Belo Horizonte. Neste percurso encontramos diversos personagens que têm suas vidas ligadas à região. Ali trabalham, se divertem, moram. São protagonistas de inúmeras histórias. Em cada quilômetro, um aspecto desse microcosmo de experiências humanas.

Argumento e direção: Bellini Andrade/ Textos: Marcus Nascimento/ Direção de produção: Nádia Maria/ Direção de fotografia: Bellini Andrade/ Câmera: Miguel Pauste/ Cenas aéreas: Pro Digital/ Imagens adicionais: Beto Magalhães/ Edição: Renato Megale, Sidney Vieira/ Videografismo: Anselmo Jerônimo/ Mixagem e masterização: Pedro Jácome – Audio Pop

DIA 12 – Isidoro

Isidoro é um documentário que se estrutura nas histórias cotidianas de personagens que têm como fio condutor a relação que estabelecem com o espaço que habitam. Tais histórias dão margem à reflexão sobre a urbanização da cidade e seu impacto sobre a tessitura das identidades de seus moradores.

A Mata do Isidoro, com cerca 9,5 milhões de metros quadrados, está situada no vetor norte de Belo Horizonte, na divisa com o município de Santa Luzia, permanecendo a última grande área verde da capital mineira. A mata e toda a vida que a circunda encontra-se na eminência de ser transformada em função de um gigantesco empreendimento mobiliário. Durante o filme, essa vida resiste no registro da vida de moradores e sua relação com a mata.

Produção: JPZ Comunicação/ Direção, Roteiro e Montagem: Janaina Patrocínio /Fotografia, Montagem e Finalização: Chico de Paula/ Argumento: Rafaela Lima e Eduardo Barbosa/ Pesquisa: Eduardo Barbosa e Sheila Castro/ Produção: Débora Mattos/ Assistente de Produção: Sheila Castro/ Som: Pedro Vianna/ Consultoria de Roteiro: Sílvia Godinho

DIA 19 – Estado de Sítio

Diante da iminência do fim do mundo, um grupo de amigos segue para um sítio nos arredores da cidade, com a intenção de passar juntos os seus últimos momentos.

Direção: André Novais Oliveira/ Gabriel Martins/ Flávio C. von Sperling/ João Toledo/ Leonardo Amaral/ Leo Pyrata/ Maurílio Martins/ Samuel Marotta

DIA 26 – O Mineiro e O Queijo

Documentário político e poético sobre o queijo minas artesanal, patrimônio cultural do Brasil mas proibido de circular fora de Minas Gerais. Filmado nas regiões mineiras do Serro, Canastra e Alto Paranaíba.

2011 | Classificação indicativa: Livre | Direção e Roteiro: Helvécio Ratton

       

Deixe um comentário