“Sextas Latinas” trazem o Uruguai para Minas

Rede Minas apresenta programação especial de fim de ano e apresentações musicais do Uruguai agitam as sextas.

Os ritmos latinos dão o tom das sextas de dezembro na Rede Minas. Sempre às 23h, o nosso convidado especial, o instrumentista, cantor e compositor Maurício Tizumba, apresenta uma série de shows com grandes nomes do Uruguai que destacam os ritmos africanos da música da região.
Confira o que vem por aí nas “Sextas Latinas“:

Sextas Latinas - Rede Minas
Isabel “Chabela” Ramírez / Carlos “Chico” Martín e Darío Píriz 

Ativista, cantora e compositora, Isabel “Chabela” Ramírez é uma grande difusora do Candombe, dança com atabaques típica da América do Sul e com papel significativo na cultura do Uruguai.
Sua trajetória artística começou no Grupo Bantú, tocando piano, e depois ela participou de diferentes grupos de Candombe. Ao longo de sua carreira, trabalhou a militância pelas mulheres e cultura afro por meio da arte, pela criação e interpretação de coreografias, teatro, letra e música. Atualmente, ela integra o GAC (Grupo Asesor de Candombe, do Ministério de Educação e Cultura) e participa da CCA (Casa da Cultura Afro-uruguaia).

Atualmente, Carlos “Chico” Martín toca baixo e canta em Antillano. Começou sua carreira com o Grupo Maracaibo e fez sucesso com o “El Baion de Madrid”.

Sextas Latinas - Rede MinasEduardo da Luz/ Néstor Silva

O compositor e intérprete Eduardo da Luz tem quase meio século de uma premiada carreira. Já se apresentou em vários teatros e festivais de Montevidéu e levou sua música por vários continentes e eventos, incluindo o Festival de Jazz de Montreux, na Suíça.

O compositor e intérprete Néstor Silva começou sua carreira no coral infantil do maestro austríaco Kurth Palhen e, desde então, foi premiado pela sua voz e participou de projetos relacionados a orquestras, candombe e carnaval. Em 1999, representou o Uruguai no Encontro Internacional de Músicas Africanas promovido pela UNESCO na Costa do Marfim. Já se apresentou em vários teatros, festivais e TVs de Montevidéu e, nos últimos anos, tem divido sua vocação artística com o ativismo por direitos dos afro-uruguaios.

Sextas Latinas - Rede MinasOdair Tabárez

Desde a década de 90, Odair Tabárez participa como compositor, guitarrista, arranjador e cantor de vários grupos de música popular. A partir de 2003, em carreira solo, desenvolve espetáculos de percussão, corda e tambores, destacando-se pela força da sua interpretação, pelo caráter acústico e pela energia rítmica.

Sextas Latinas - Rede MinasTucuta & Nyanzá

O grupo Nyanzá faz uma música originária de Montevidéu, combinando elementos de jazz, rock  e ritmos afro-latinos. O repertório mescla clássicos instrumentais do grupo Lady Jones, música composta pelo mesmo autor e guitarrista Ricardo “Tucuta” Soto, com novas versões cantadas de autores uruguaios como Eduardo Mateo, Jorginho Gularte, entre outros. Também se destacam versões para “Alfonsina y el mar”, de Ariel Ramírez, “Los ejes de mi carreta”, de Atahualpa Yupanqui, e “Frente al mar”, de Marianito Mores. O último trabalho do Nyanzá é Guardián Africano, obra em forma de suíte criada em 1997, que descreve uma fábula do Guerreira da Lua (Ogum), que chega ao nosso planeta com a missão de frear a depredação da natureza e da Terra.

Sextas Latinas - Rede MinasPot-pourri de todas as atrações
A série especial de apresentações uruguaias chega ao fim celebrando um pouco da música de cada um dos artistas: Chabela Ramírez, Chico Martín, Dario Píriz, Eduardo da Luz, Odair Tabárez, Néstor Silva e Tucuta & Nyanzá.

       

Deixe um comentário