Série “Rios de Minas” mostra história e desenvolvimento de cidades cortadas pelo São Francisco

Dia 8 de dezembro a capital de Minas Gerais muda de endereço e vai para Matias Cardoso. O local marca o início do povoamento do estado. O repórter Paolo Xavier e o repórter cinematográfico William Félix foram conhecer a cidade e mostra as ruínas de 1650 que ainda guardam a memória do nascimento de Minas. A reportagem é o primeiro episódio da série “Rios de Minas”, que vai ao ar a partir desta segunda (7), às 12h30 e às 19h30, no Jornal Minas.

A pequena expedição pelo Norte de Minas vai mostrar também que a história se conserva não apenas em vestígios. O segundo episódio da série traz a primeira igreja de Minas Gerais. Em Matias Cardoso, está a Matriz de Nossa da Senhora de Conceição, de 1670, patrimônio nacional. O lugar, que serviu também como um forte, hoje carrega lendas.

Na terceira reportagem da série, o público vai conhecer o projeto Jaíba. A ideia nasceu na década de 70 com o objetivo de levar o desenvolvimento econômico para a região semiárida. Ali o governo construiu sistemas de captação e distribuição de água que hoje atendem a 20 mil pessoas, de pequenos produtores a grandes empresas. A reportagem mostra como é o funcionamento das grandiosas máquinas que tornaram a cidade um pólo de produção de frutas.

As famílias que ali chegaram, em assentamentos de pequenos produtores através do projeto Jaíba, estão no local há três gerações. Na quarta reportagem, entram em destaque os negócios que prosperaram e fizeram com que a produção de frutas alcançasse o mercado interno e externo.

Na última reportagem da série, o público vai conhecer o quilombo da Lapinha. A comunidade vive às margens do rio São Francisco, mas é na Ilha da Ressaca onde eles desenvolvem a agricultura de subsistência.

Acompanhe o Jornal Minas no Facebook, YouTube e Instagram.

Guia de episódios da série “Rios de Minas” – 1ª Temporada: Chicão dos Gerais

Segunda a sexta, às 12h30 e 19h30
07/12 – Os Gerais das Minas
08/12 – A primeira igreja
09/12 – Bombas que impulsionam o progresso
10/12 – Projeto Jaíba – produção de frutas
11/12 – Agricultura familiar e comunidades tradicionais


Confira os episódios da 1ª temporada da série Rios de Minas

       

About The Author

Deixe um comentário