Série Museus destaca a cultura e a história de MG

Série Museus

O Jornal Minas exibiu, no final de março, uma série especial com cinco episódios que mostram alguns dos 55 museus da capital mineira, muitos deles desconhecidos ou pouco visitados por moradores e turistas. São centros de memória com milhares de peças, que valem a pena conhecer.

Pronto para embarcar em uma viagem pela história cultural de Minas Gerais? Confira os museus apresentados na série:

Museu do Bordado

O acervo conta com toalhas, lençóis, fronhas, toalhas de batismo e camisolas, algumas datando de 1790. É possível ver os costumes de uma época e entender também a história das mulheres mineiras. O Museu oferece aulas de desenho artístico, pintura a óleo sobre tela, pintura acrílica e pintura em tecido.

Museu de Artes e Ofícios (MAO)

Situado no prédio histórico da Estação Central de Belo Horizonte, foi criado para contar a história do trabalho no Brasil. Abriga no mesmo espaço, de forma integrada, o museu e a estação ferroviária.

Museu de Enfermagem da UFMG

O acervo do CEMENF é composto por documentação escrita e oral, iconografia, equipamentos e instrumentos do trabalho da enfermagem. O espaço conta com uma exposição permanente sobre a história da Escola e da Enfermagem e com laboratórios que desenvolvem atividades que integram ensino, pesquisa e extensão sobre história e educação em Saúde.

Museu de Medicina da UFMG

O espaço do Centro de Memória da Medicina guarda, cuida e agrega itens ligados à memória institucional da Faculdade de Medicina e da arte médica em geral desde 1979. Conta com um acervo variado e surpreendente.

Giramundo

Uma fábrica de sonhos, acessível inclusive a deficientes físicos. Essa é a proposta do Museu Giramundo, guardião do maior acervo de teatro de bonecos das Américas. Seu acervo inclui desenhos e projetos técnicos de Álvaro Apocalypse, um dos maiores criadores do teatro de bonecos mundial.

Museu de História Natural – PUC Minas

Projetado para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, educação e lazer cultural, o museu abriga um importante acervo de zoologia. A coleção de paleontologia destaca-se pelas descobertas de mamíferos do Pleistoceno da América do Sul e as coleções de Vertebrados da fauna atual contemplam anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

Museu da História da Inquisição

O museu, inaugurado em 2012, aqui em BH, conta como foi a inquisição no Brasil Colônia. Englobando aspectos históricos, culturais, educativos e artísticos, busca contribuir para a inclusão social, combatendo a intolerância religiosa.

       

Deixe um comentário