Série aborda os impactos da pandemia na educação

Questões relacionadas a aprendizado, mercado e futuro são exploradas em três episódios.

A educação foi uma das áreas mais afetadas pela pandemia. Quais as consequências e desafios do ensino remoto, adotado de forma repentina? Esse é um dos temas que a série “Nova escola: o X da questão” busca entender a partir desta quarta, 10/11, no Jornal Minas 2ª edição, às 19h30.

Em três episódios, a série passa por questões como a desigualdade no acesso ao ensino remoto; as dificuldades de adaptação às aulas on-line para alunos e professores; o atraso na aprendizagem; evasão escolar e trabalho infantil; dificuldade de inserção no mercado de trabalho e impactos na economia a longo prazo.

Para entender o amplo cenário da educação, que vai além do ambiente escolar, a repórter Laura Zschaber conversou com alunos, professores, famílias e representantes de instituições como Fundação Getúlio Vargas, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Instituto Todos pela Educação, Fiocruz, Ministério Público do Trabalho, Unicef, USP e UFMG.

Os impactos vão além do período de restrições e adaptações durante a pandemia. Por isso, a série também discute os legados que o período de fechamento das escolas deixou para os próximos anos e as mudanças que serão necessárias na escola pós-pandemia.

No primeiro episódio, o foco é o aprendizado e, no segundo, o mercado. A série “Nova escola: o X da questão” chega ao fim na sexta (12), olhando para o futuro da educação.

A série conta com produção e reportagem de Laura Zschaber e Aline Scarponi, imagens de Bruno Lima e Sandro Romero, edição de texto de Aline Scarponi, e edição de imagens de Bruna Cevidanes e Laura Couto.

Deixe um comentário

Categorias