Semana dos Museus no Brasil das Gerais

Em comemoração à 10ª Primavera dos Museus, semana dedicada à promoção cultural dos museus brasileiros, o Brasil das Gerais exibe dois programas especiais nos dias 19 e 21 de setembro, às 21h, destacando o papel dos museus no desenvolvimento humano sustentável.

Na segunda-feira, 19, a atração apresenta um programa especial gravado no Inhotim, para celebrar os dez anos desse que é o maior museu a céu aberto da América Latina, idealizado a partir de meados da década de 1980 pelo empresário mineiro Bernardo de Mello Paz. A propriedade privada se transformou com o tempo, tornando-se um lugar singular com um dos mais relevantes acervos de arte contemporânea do mundo e uma coleção botânica que reúne espécies raras e de todos os continentes. Os acervos são mobilizados para o desenvolvimento de atividades educativas e sociais para públicos de faixas etárias distintas. Com atuação multidisciplinar, o Inhotim, uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), tem construído ainda diversas áreas de interlocução com a comunidade de seu entorno.

A apresentadora Patrícia Pinho conversa com quatro representantes do Inhotim: Antonio Grassi, Diretor Executivo/Diretor Artístico Interino, Lucas Sigefredo, Diretor de Jardim Botânico, Yara Castanheira, Gerente de Educação, e Elton Rodrigues, educador.

Já na quarta-feira, 21, destaque para museus em favelas e para a importância da preservação da memória social das favelas e aglomerados. O Brasil das Gerais traz um pouco da história do Muquifu – Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos, de BH, e do Museu da Maré, do Rio de Janeiro.

10ª Semana dos Museus

A Semana dos Museus de 2016 será realizada de 19 a 25 de setembro e tem como tema Museus, Memórias e Economia da Cultura, buscando destacar o importante papel social desempenhado pelos museus na promoção de trocas simbólicas, culturais, de saberes e de experiências. Mais de 360 municípios brasileiros participam das atividades, que incluem exibição de filmes, visitas guiadas, palestras, rodas de conversa e exposições. O guia com toda a programação está disponível na página do Ibram.

       

Deixe um comentário