Segurança pública é o tema do Voz Ativa com Jacqueline Muniz

Direitos, violência, cidade, intervenção, segurança, crime, exército, comunidade, ocupação, prisões, milícia são assuntos a serem debatidos pelo Voz Ativa desta segunda-feira, 5 de março, às 22h15, na Rede Minas. Para falar sobre questões tão corriqueiras como essas acerca do cotidiano do Brasil, o programa recebe a professora do Departamento de Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense Jacqueline Muniz. Ela é integrante do Grupo de Estudos Estratégicos da UFRJ, sócia-fundadora da Rede de Policiais e Sociedade Civil da América Latina, e pesquisadora do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (InEAC/UFF)

Entre suas experiências profissionais, a professora exerceu as funções de diretora do Departamento de Pesquisa, Análise da Informação e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública, no Ministério da Justiça; foi coordenadora setorial de Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos; diretora da Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado do Rio de Janeiro; contribuiu também na elaboração do Plano de Segurança Pública do governo de Pernambuco e nos trabalhos técnicos da CPI das Milícias, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Além disso, é pesquisadora e autora de vários artigos, ensaios e capítulos de livros que tratam da segurança pública, e tem sido interlocutora sempre presente nos debates sobre o tema no Brasil.

“O medo coletivo tem se mostrado péssimo conselheiro, sobretudo em contextos de insegurança generalizada”, observa a professora.

Para debater com Jacqueline Muniz, além do apresentador Florestan Fernandes Júnior, o Voz Ativa conta com as participações dos jornalistas Felipe Betim (El País Brasil), Maria Teresa Cruz (site Ponte Jornalismo) e Maria Clara Prates; de Luiza de Castro (presidente da Rede Minas); e de Robson Sávio Souza (coordenador do NESP – Núcleo de Estudos Sociopolíticos, da PUC Minas).

Foto: Lílian Lacerda

O programa também é transmitido ao vivo pela web, aqui no site da Rede Minas e na página do programa no Facebook, e também conta com cobertura no Twitter. Em edição especial para rádio, o Voz Ativa é apresentado às terças-feiras, às 21h, na Inconfidência FM. Aos domingos, o programa vai ao ar pela Inconfidência AM às 22h.

O Voz Ativa oferece canais abertos com o público para poder comentar, sugerir temas e entrevistados via redes sociais, nos seguintes endereços: Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Confira como foi o programa:

       

Deixe um comentário