Reflexões sobre o lugar da mulher no cinema na programação desta semana

Representação e protagonismo feminino nas artes em destaque na programação desta semana da Faixa de Cinema e do Mulhere-se.

Faixa de Cinema desta sexta-feira, 22, às 23h45, mostra o trabalho de duas jovens diretoras mineiras, Débora Mano com o curta “Mulheres na Cena” e Júlia Vasconcelos com “Recitando ela”. As diretoras levantam questões sobre o lugar da mulher no cinema e na sociedade.

Confira abaixo detalhes das obras:

MULHERES NA CENA

Da busca por compreender o lugar da mulher no cinema e na sociedade, nascem debates quanto à presença – e ausência – feminina atrás e na frente das câmeras. Realizadoras e pesquisadoras de Belo Horizonte discutem a condição feminina nas telas e no fazer cinematográfico, visitando marcantes produções mineiras e refletindo sobre a presença da mulher no audiovisual.

Direção: Débora Mano | Duração: 40min22s

RECITANDO ELAS

De forma a propagar vozes femininas, sem apenas replicá-las, o filme traz para a cena textos escritos por outras mulheres — ou por elas mesmas. A produção propôs oferecer às entrevistadas a oportunidade de dialogar com os textos escolhidos por elas, apoiando-se em suas próprias vozes e experiências e, a partir desse momento inicial de leitura, dialogar também com a própria existência enquanto mulher. O filme Recitando Elas reúne 5 dessas entrevistas.

Direção: Júlia Vasconcelos | Duração: 30min31s

Faixa de Cinema - Mulheres
Mais mulheres no cinema

O programa Mulhere-se, em seu terceiro episódio da temporada “Ciclos”, que vai ao ar nesta quinta, 21, às 20h45, faz uma reflexão sobre como o cinema feito por mulheres reconfigura a cadeia produtiva do audiovisual e como o cinema influencia e reflete a representação da mulher na sociedade.

       

Deixe um comentário