Rede das Manas, Rede das Minas

A Rede Minas lançou sua campanha “Rede das Manas, Rede das Minas” como parte dos esforços de divulgação do Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher.

A proposta é fugir das campanhas tradicionais, fortalecendo uma cultura em rede pela paz e solidariedade, protagonizada por mulheres diversas e pelos coletivos de mulheres que já trabalham o tema.

O conceito das peças, assim como a trilha, vieram de construções temáticas e hashtags utilizadas pelos movimentos de mulheres convidados. Participaram da campanha, no total, 35 mulheres, entre servidoras da Rede Minas, da Rádio Inconfidência e representantes de movimentos de mulheres dos mais diversos segmentos. A campanha estará presente de forma constante na programação e nos diversos canais onlines da emissora.

diaContraViolenciaMulher

A data será o marco inicial da exposição da campanha na emissora.

Veja os vídeos da campanha

No dia 25 de novembro de 1960, as irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, foram brutalmente assassinadas pelo ditador Rafael Leônidas Trujillo, da República Dominicana. As três combatiam aquela ditadura e pagaram com a própria vida. Seus corpos foram encontrados no fundo de um precipício, estrangulados, com os ossos quebrados. As mortes repercutiram, causando grande comoção no país. Pouco tempo depois, o ditador foi assassinado.

Em 1999, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas instituiu o 25 de novembro como o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher, em homenagem às “Mariposas”. Durante um dia do ano, incitam-se reflexões sobre a situação de violência em que vive considerável parte das mulheres em todo o mundo.

manasMinas-estatisticas

A campanha expõe em suas peças estatísticas referentes a violência contra mulheres.

       

Deixe um comentário