Rede Minas transmite a entrega da Medalha da Inconfidência

banner21deabril

Rede Minas transmite no próximo dia 21 de abril, direto de Ouro Preto, a entrega a Medalha da Inconfidência, premiando personalidades e entidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais, do Brasil e da humanidade. A solenidade será às 9h. O evento também poderá ser visto on-line aqui no site da Rede Minas.

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, será o orador da cerimônia. A comenda será entregue a 170 personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil.Entre os agraciados estão a vereadora e ativista dos direitos humanos Marielle Franco (in-memoriam), assassinada a tiros no mês de março no Rio de Janeiro. O Prêmio Nobel da Paz de 1980 e também ativista dos direitos humanos, o argentino Adolfo Pérez Esquivel, também será homenageado, além de músicos, artesões, chefes de cozinha, professores, lideranças políticas, entre outros.

Neste ano, atendendo aos pedidos da população local, o Governo de Minas Gerais realizará a solenidade em dois momentos distintos. Como em outros anos, a cerimônia oficial de tiros, o hasteamento da bandeira e a colocação de flores no monumento ao mártir da Inconfidência Mineira serão realizados na Praça Tiradentes. Já a entrega da Medalha da Inconfidência ocorrerá no Centro de Artes e Convenções da UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto.

A Medalha

A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952 e é a maior comenda concedida pelo Estado de Minas Gerais. Esta é a 67ª edição da premiação anual, que possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.

No dia do evento, Ouro Preto recebe a transferência simbólica da capital do estado. A cidade foi a capital de Minas Gerais entre 1823 e 1897.

       

Deixe um comentário