Rede Minas Memória Séries traz doc sobre indígenas vencedor do Prêmio Vladimir Herzog

Rede Minas Memória Séries disponibilizou a série especial “Índios: Os Primeiros Brasileiros” (1986). O minidoc reúne as três reportagens especiais produzidas pela Rede Minas que trataram da situação dos indígenas brasileiros no final dos anos 80, com foco nos povos que habitavam Minas Gerais.

A série de matérias trouxe um registro de visitas às comunidades indígenas, onde a equipe entrevistou especialistas e profissionais que trabalhavam nelas, levantou questões, reclamações e denúncias, mostrando o cotidiano desses povos.

O trabalho teve grande repercussão na época e a série documental recebeu o Prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo daquele ano, na categoria TV – Documentário/Especial.

Ficha Técnica

“Índios: Os Primeiros Brasileiros” (1986), produção Rede Minas
Direção: Maria Cecília de Oliveira
Reportagem: Joanna D’Arc e Maria Cecília
Narração: Antônio de Pádua
Abertura: Carla Ribeiro, Cynthia Malta e Eduardo Marcondes
Apoio Gráfico: Márcia Larica
Câmera: Nelson Araújo e Eduardo Rocha
Apoio Técnico: Clévio Ferreira
Operação de VT: Adair Araújo e Ronaldo Megale
Edição e Sonoplastia: H. Zadoronsny

Cientes de que se trata de um produto de outra época, preparamos um conteúdo com informações sobre a situação atual de alguns povos e temas relacionados ao documentário.

Para além da palavra “índio”, que já não é tida como o termo correto para se referir aos indígenas, levantamos alguns dados sobre o que mudou nessas décadas que se passaram. Acesse esse conteúdo aqui.

Assista abaixo a íntegra da série documental.

Deixe um comentário