Rede Minas grava show “Paixão e Fé” com Titane e Túlio Mourão

banner2

Na cidade dos profetas, Especial Rede Minas registra o show “Paixão e Fé”, que propõe um diálogo com a cultura popular e questiona de forma sensível o período de contradições vivido no país.

Dois grandes nomes mineiros da música, com carreiras consolidadas, a cantora Titane e o compositor Túlio Mourão escolheram a Basílica de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas, para um show de gravação do espetáculo “Paixão e Fé”, no dia 29 de março, às 20h, com registro exclusivo da Rede Minas. O evento é aberto ao público.

Na ocasião, em torno de 50 profissionais estarão envolvidos no projeto que, além de registrar as canções ao vivo, também documentará o patrimônio cultural local e as paisagens naturais devastadas pela mineração no entorno.

A apresentação é derivada do disco de mesmo nome gravado pela dupla em 2016, na data que relembrou um ano do rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, o maior desastre ambiental do Brasil. Sintonizados com o delicado momento que o país atravessa, os artistas encontraram na cidade de Congonhas, povoada pela rica arte barroca e vítima da atuação implacável da mineração, o ambiente ideal para reverberar o objetivo central da parceria: derramar poesias sobre um quadro de incertezas, antagonismo e fragmentação.

No novo álbum estão algumas canções geradas nessas regiões de Minas, outras de artistas que tem diálogo e reflexão sobre essas culturas e canções que exibem seu genuíno encanto e ainda outras que exalam pura perplexidade. O projeto é uma parceria dos artistas com o Museu de Congonhas por meio da Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo (Fumcult).

O especial ainda não tem data de exibição na Rede Minas, mas a emissora mostrará detalhes e bastidores da gravações em suas redes sociais oficiais: Facebook, Instagram e Twitter. Não deixe de acompanhar.

Túlio e Titane na ocasião da gravação do CD

Túlio e Titane na ocasião da gravação do CD. Foto: Eliane Gouvea

Sobre Titane

Intérprete por excelência, Titane faz parte da geração que renovou a MPB nos anos 80. Em seu repertório comungam, em estado sempre híbrido, músicos da nova geração de Minas, clássicos da MPB, temas instrumentais, canções tradicionais e influências do congado mineiro, manifestação artístico-religiosa de raízes afro-brasileiras.

Sobre Túlio Mourão

A música instrumental de Túlio Mourão, apresentador do Noturno, se apoia numa consistente construção melódica. O exercício e a vivência como premiado autor de trilhas sonoras lhe permite criar temas que estão muito longe de meros pretextos para improvisação. Túlio busca um perfil pessoal e original dentro da música instrumental brasileira, metabolizando elementos que vão da música erudita aos cânticos religiosos da tradição sacra e popular de Minas Gerais. O pianista exercita um perfil mais brasileiro e rítmico através de uma estimulante dinâmica entre a mão esquerda e direita, resultando numa síntese batizada de jazzmineiro.

Deixe um comentário

Categorias