Rede Mídia, uma construção coletiva que reestreia na Rede Minas

redemidia2Com o objetivo de discutir o papel da comunicação e da imprensa, o programa Rede Mídia está de volta à programação da Rede Minas. A atração reestreia no dia 26 de abril, terça-feira, às 20h, com apresentação de Américo Antunes. De peças publicitárias a manchetes da mídia impressa, o Rede Mídia mergulha nos bastidores da comunicação e discute o papel da mídia na sociedade atual. O programa está voltando em um momento importante na comunicação em que a mídia está sendo constantemente questionada e tornando-se foco da notícia.  “É um desafio pra mim, embora o tema comunicação nunca tenha tido um momento mais importante para ser discutido”, ressaltou Antunes.

Rede Mídia em Pauta

O Rede Mídia em Pauta (foto), evento aberto realizado no último dia 12 de abril, no Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, em Belo Horizonte, discutiu a construção do programa com os convidados. Conduziram os debates o diretor de Jornalismo da emissora Túlio Ottoni e o apresentador do programa. Profissionais da área de comunicação puderam então tratar de assuntos ligados ao setor, principalmente em um momento de diversos questionamentos sobre o papel da mídia: “Existem várias questões que necessitam ser discutidas, e o Rede Mídia tem esse papel”, observou Ottoni.

O jornalista Américo Antunes, por sua vez, chamou atenção para o desafio que tem pela frente: “o tema da comunicação pública nunca teve um momento como esse, para ocorrer uma discussão”, ressaltou.

13010907_1145265855524352_778264759561878083_n

No encontro, foi ressaltada a importância de uma TV colaborativa, em estar interligada com o telespectador, tanto da capital como do interior.

Um dos questionamentos que mais estimularam o debate foi a necessidade de novas perspectivas para o campo da comunicação pública como local midiático horizontal, com produção de conteúdo de forma ética e democrática.

No final, ocorreram as sugestões de pautas para o programa, abrindo o debate sobre o que as TVs públicas ainda carecem. “Mídia saudável é importante para a liberdade de expressão. A grande imprensa não faz isso”, questionou Aloísio Morais Martins, diretor de Organização Administrativa do Sindicato dos Jornalistas. O Jornal Minas preparou uma matéria sobre evento.

Vídeos especiais do dia do jornalista

Como forma de divulgar a volta do programa, o Rede Mídia produziu vídeos especiais para o dia do jornalista, comemorado no último dia 7 de julho. Os vídeos mostram as opiniões de profissionais e estudantes sobre a área e suas novas perspectivas.

       

Deixe um comentário