Programação em ritmo de carnaval

A Rede Minas preparou uma programação especial para você ficar por dentro do melhor das festividades carnavalescas, que esse ano prometem agitar Minas Gerais e principalmente Belo Horizonte.

Carnaval Rede Minas 2015

Música, história e dicas para os foliões

Durante toda a semana o Agenda exibe, às 19h, uma série de matérias sobre as escolas de samba e blocos de rua da capital mineira, como Baianas Ozadas, Alcova Libertina, Fera Neném e Escola de Samba Cidade Jardim. E, para a sexta-feira, dia 13, o programa preparou uma roda de samba especial com Fabinho do Terreiro, Rafael Mendonça, Aline Calixto, Rodrigo Torino e Dudu Nicácio. Além de muita música, ainda tem dicas do Carnaval de BH. O Agenda Especial de Carnaval será reprisado na terça-feira, dia 17/02.

O Brasil das Gerais de terça-feira, 10/02, às 20h15, fala sobre os riscos do carnaval, que vêm junto com a alegria. A folia, a bebida e o desejo sexual muitas vezes proporcionam bons momentos e diversão, que nem sempre acabam em festa. O programa alerta sobre os cuidados para se ver livre do vício das drogas e da Aids.

Na quarta-feira, 11/02, o Brasil das Gerais é dedicado ao carnaval. O jornalista e historiador Carlos Felipe e o antropólogo Rafael Barros comentam sobre a origem da festa, blocos, marchinhas e fantasias. Na Cozinha da Roberta, o chef Vicente Ramos traz receitas e dicas para curar a ressaca e se alimentar durante a folia. No quadro Faça Você, dicas de maquiagem carnavalesca. Para embalar a discussão, marchinhas com Mauro Silva (violão), Lucinha Bosco (cantora), Eleliton Santos (sax) e José Tomaz (percussão).

Opinião Minas preparou uma série de programas com temas relacionados ao carnaval. Na sexta-feira, 13/02, às 8h15, Érica Toledo conversa com o violeiro Chico Lobo, que no sábado se apresenta no palco do Sesc com o show “Carnaviola”, e também recebe integrantes do bloco “Mocidade Dependente de Deus”, que em quatro dias irá desfilar, com bateria completa, seu “carnaval gospel“. Na segunda-feira, 16/02, o programa fala sobre saúde no carnaval e recebe Unaí Tupinambás, médico infectologista e professor da UFMG, para debater sobre proteção contra doenças sexualmente transmissíveis, doença do beijo e uso da pílula do dia seguinte. Na terça-feira, 17/02, o Opinião Minas conversa com o psicólogo Cláudio Paixão sobre o ritual do carnaval e como esse tipo de festa, que rompe com as regras e exigências do cotidiano, pode ser saudável para o equilíbrio emocional. Além disso, o fonoaudiólogo Adriano Neves dá dicas de como preservar a voz na folia e no dia-a-dia.

Cobertura do carnaval em Minas Gerais

O jornalismo da Rede Minas também marca presença no carnaval mineiro, com uma cobertura especial da folia em todo o estado durante a semana do carnaval.

Em uma série de reportagens sobre o tema, o Jornal Minas mostra desde a criação dos primeiros blocos e escolas de samba até os dias atuais e traz o mapa da folia, com informações sobre as cidades históricas; os estados mais procurados pelos mineiros, como Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia, e orientações sobre os carnavais que foram cancelados no interior do estado. Você ainda confere a cobertura completa da festa nas cidades de Bonfim, Sabará e Nova Lima. No estúdio, especialistas debatem a revitalização do carnaval em Belo Horizonte.

Para o telespectador que procura alternativas para se desligar das festividades, o jornal mostra as opções da Serra do Cipó.

Conscientização

O Núcleo de Artes e Chamadas da Rede Minas criou uma série de vinhetas educativas relacionadas ao carnaval, com dicas e lembretes de comportamento, que são exibidas na interprogramação da emissora durante o período festivo e prezam pelo respeito, diversidade e alegria na hora da folia.

       

Comentários

  • Por Juliano do Carmo de Sá - em Responder

    Ola equipe da Rede Minas, trabalho aqui em Alfenas, na TVE Alfenas – Unifenas, gostaria de solicitar se possivel a vinheta de chamada do carnaval pois a que temos esta no formato 720 x 480, sendo que trabalhamos com resolução (1280 x 720) HD. Podem me enviar no formato mp4 ou publicar no YouTube que eu consigo baixar. Agradeço a atenção,

    Juliano do Carmo
    Editor e cinegrafista da TVE Alfenas

Deixe um comentário