Programa Cinematógrafo fala sobre cinema de forma descontraída e irreverente

combo_cinematografo

Falar sobre cinema de uma forma divertida, leve e descontraída, é o foco do programa Cinematógrafo, que estreia na Rede Minas na próxima sexta-feira, 23/03, às 20h45. A série semanal é composta por 13 episódios de 30 minutos e, na primeira temporada, vai abordar os processos de realização de um filme: O que é o cinema? O que é roteiro e qual o seu papel na criação dos filmes? O que a fotografia faz pelas narrativas? Quais técnicas ajudam a criar essas produções?

Apresentado por Fernando Tibúrcio, cada episódio é construído por meio de conversas com críticos e especialistas. Além disso,  alguns quadros recheiam cada episódio: o “Ponto de Vista”, que traz críticas aos lançamentos da semana; o “Drops”, que fala de curiosidades sobre o cinema e seus personagens; o “Em Cartaz”, que pretende ser uma agenda sobre o que de melhor está acontecendo no cenário audiovisual, com foco nas mostras e festivais que interessam aos produtores brasileiros; e o “Almanaque”, que coloca em destaque informações úteis, como o perfil de cineastas estrangeiros e brasileiros.

De acordo com Kiko Ferreira, diretor Artístico da Rede Minas, o Cinematógrafo é capaz de dialogar com diversos públicos, por traduzir e ampliar o alcance de conhecimentos antes restritos a um público especializado, num formato esteticamente elaborado e bem estruturado.
O programa nasceu a partir da vontade de Johanes Junqueira, que convidou Fernando Tibúrcio para recuperar um antigo quadro do Agenda.

Inicialmente veiculado apenas na web, adotando uma linguagem informal e mais fragmentada, característica da plataforma, o Cinematógrafo traz agora para a grade de programação da emissora alguns elementos dessa linguagem. Acompanhe o programa também pelo YouTube e Facebook.

 

       

Deixe um comentário