Pitangui e Luz são os destinos do Rotas da Liberdade, nesta quinta (13)

Atração apresenta lugares e histórias das cidades da região centro-oeste de Minas Gerais

Os bandeirantes abriram as trilhas por Minas Gerais e os tropeiros seguiram o rastro. Agora quem percorre esse caminho é o turista e o que não faltam são lugares para serem desbravados. Que tal conhecer esses roteiros em um programa? Nesta quinta (13), às 20h, o Rotas da Liberdade embarca em uma viagem para a região centro-oeste de Minas Gerais em um giro pelos municípios de Pitangui e Luz. No roteiro, museus, alambiques e personalidades que tornam esses lugares ainda mais fascinantes.

Cravada na Serra da Saudade está Luz, cidade que teve como primeiro prefeito um filho de escravos alforriados. O jornalista Samuel Guimarães foi até o museu histórico “Casa Grande Capitão Dú” para saber essa história. Ele conversa com a coordenadora do equipamento cultural Greicy Romano que conta todos os detalhes. O local ainda abriga uma galeria com obras de artistas consagrados como Yara Tupynambá, Mário Mariano e Romero Brito.

O programa também traz entrevista com moradores ilustres. Entre eles, a jovem Inês do Berrante. Ela desafiou o machismo desde criança e, hoje, é uma das mais premiadas do Brasil na arte de tocar berrante. “Quem nasce nessas cidades do centro-oeste de Minas tem forte tradição rural. Eu sempre gostei de roça, de ver os animais, e acabei descobrindo o berrante”, conta. Além de apresentar os variados toques do instrumento, ela fala como concilia a vida de estudos com a carreira de artista.

Pitangui recebe os viajantes com cachaça de qualidade. O município conta com diversos alambiques. A tradição é histórica e começou com um português que gostava muito da bebida, o que fortaleceu a produção da aguardente. O jornalista Samuel Guimarães foi investigar essa história e tenta desvendar o fato, mostrando ao telespectador o processo de produção da tradicional cachaça de Minas Gerais. No programa também tem boa “prosa” com o historiador Licínio Filho que fala sobre a “sétima vila do ouro”, como é chamado o município que foi destino dos bandeirantes que buscavam o mineral. Além do ouro, Pitangui foi uma das cidades protagonistas do processo de independência do Brasil. Ali vivia Padre Belchior, conselheiro de Dom Pedro I. A atração mostra o antigo casarão onde morou esse personagem, prédio que guarda alguns dos segredos da coroa portuguesa.

Deixe um comentário

Categorias