20AnosOM

Em 2019 o Opinião Minas completa 20 anos de história. Para marcar essa data, selecionamos alguns conteúdos especiais que ajudam a contar a trajetória do programa e a sua importância para a TV mineira. A equipe do programa fala sobre os desafios de levar ao ar um programa diário e ao vivo, abordando temas que impactam a vida do cidadão, na área da economia, saúde e comportamento.

Você confere também opiniões que marcaram essas duas décadas de jornalismo diário e aproveita para relembrar como era o Brasil em 1999. Como estavam a economia, o mercado de trabalho? E na saúde? Quais doenças e epidemias preocupavam a população?

Não poderia faltar, claro, a participação do público nessa história. Selecionamos algumas mensagens que foram enviadas para a equipe do programa ao longo dos últimos anos e que comprova a relação de carinho e respeito.

Programação especial

Em comemoração aos 20 anos de produção, o programa exibe, na sua semana de aniversário, uma programação especial. Durante toda a semana, o público confere temas que tratam sobre o cenário da comunicação e do estado de Minas Gerais. Entre os convidados, o governador Romeu Zema. Na segunda-feira (23), quem participa é a jornalista Nereide Beirão para falar das transformações do jornalismo, em uma análise sobre o papel da mídia e as mudanças no cenário da imprensa.

Acompanhe o Opinião Minas pelo Facebook, YouTube e Instagram!

graf2

momentos

Pedro Aihara – Corpo de Bombeiros MG

Mestre Conga – Compositor e sambista

Paulo Rodrigues – Geólogo e ambientalista

Pedro Valentim – MC e jornalista

Fabrício Carpinejar – Escritor

Renato Las Casas – Astrofísico

Chico Pelúcio – Ator e diretor teatral

Mirele Moura – Profa. de computação

Fábio Belo – Prof. de psicologia

Daniella Zupo – Jornalista

José Neto – Médico

Frei Chico – Teólogo e escritor

Ronaldo Fraga – Estilista

Saulo Laranjeira – Ator e apresentador

Mokugen San – Abade zen budista

Renan Karacol – Cantor e compositor

José Antônio Carlos Pimenta – prof. de Direito Político

Eduardo Avelar – Chef

Soraya Hissa – Geriatra
Heloísa Arnaut – Cuidadora

Rubens Goyatá – Cientista político

comentarios

Lourdes Franca
Excelente entrevista!! Sempre nos brindando com seu conhecimento, onde as explicações são claras e objetivas!!

Daiane Santero
Parabenizo ao opiniaominas, pela matéria excelente e pelo conteúdo esclarecedor . Qualidade e compromisso com a verdade a gente vê por aqui!

Dr. Fabio Gontijo
Equipe sensacional!! Parabéns pelo belo trabalho de vocês!!

Ramses de Paula
Parabéns pelo programa estou assistindo e vejo o quanto é importante lutarmos pelo espaço que temos por direito.

Roberta Pronuncenta
Esse programa sobre machismo no ambiente de trabalho tá bonito demais. Muitos baldes de água fria nesse CIStema machista.

Janice
Maravilha de entrevista!!! Estou tentando um olhar diferente com a colocação do mercado de trabalho que minhas filhas estão me apresentando.

Alessandra Dany
Adoro o programa… parabéns para toda equipe e sucesso

Luciana Rocha
Importantíssimo levar esse tema para as pessoas! Parabéns @opiniaominas . Será um prazer estar aí com vcs amanhã! Até la!

Ana Paula Ramos
Foi um prazer participar do programa, principalmente pra falar de um assunto tão atual e tão importante como esse! Muito obrigada pelo convite!

Luzia Moraes
Parabéns ao programa e à emissora por levarem este tema pertinente às pessoas de casa. E parabéns ao engenheiro entrevistado que soube de forma clara explicar com calma o desafio que estamos enfrentando! Esperamos mais programas assim…

Juliana Leroy Davis
Parabéns ao canal por abordar um assunto tão importante nesse momento do país!
Parabéns também ao pesquisador que cobriu muito bem o tema.

Maraisa Abrahao
Foi um prazer participar desse programa tão interessante. Obrigada a todos pelo convite!

Mario Nobre
muito bom! muito humana a visão dos comentaristas, muito ponderados e muitas dicas muito práticas, parabéns!

Luciene Oliveira
Sempre uma novas experiências, muitas informações, agregando conhecimentos em prol de um mundo melhor. Show de programa, Erica foda, elegante e inteligentissima.

Janinho Araújo
Parabéns pelo programa e também pela ótima entrevista com o mestre Leandro Silva. Muito esclarecedora, objetiva e real. Que venham mais entrevistas de alto nível como essa. Muito bom. Parabéns também à excelente profissional jornalista, entrevistadora.

Juliana Silva Ramos
Excelente programa! Ótimas colocações e dicas da Ana Paula. Muito bom ver o depoimento de profissionais competentes que passaram por essa experiência

BRASIL

SAUDE

 

  • O Brasil começava o ano com o maior números de casos de Dengue desde que a notificação se tornou obrigatória: 559.237. Com as ações de prevenção, em 1999 o número caiu 63%.
  • Foram registrados naquele ano 908 casos de sarampo no Brasil. O número só foi superado em um novo surto, em 2018.
  • A Lei dos Planos de Saúde entrou em vigor em 2 de junho de 1999 e definiu novas regras para regulamentar o setor e uniformizar as diretrizes de funcionamento do mercado de saúde.
  • Foi criada a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa – com a função de promover o controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária.
  • Foi criada a Comissão Nacional para o Controle do Uso do Tabaco que transformou as ações para controle do tabaco em um Programa de Estado.

economia

 

  • A economia do país passou a operar com o regime de câmbio flutuante e a taxa de desemprego era de 9%.
  • Em março, um dos maiores blecautes da história do país atingiu as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
  • O Mercosul iniciava as negociações com o países da União Europeia.
  • O Real foi marcado pela desvalorização frente ao dólar. A moeda nacional perdeu 32,4% de valor em relação à moeda estadunidense.
  • Foi o primeiro ano, desde a criação do Plano Real, que teve queda no rendimento médio do trabalhador brasileiro, já descontada a inflação.

ciencia3

 

  • Durante todo o ano houve grande expectativa com o chamado “bug do milênio”, que poderia afetar computadores por todo o mundo.
  • Em 1999, éramos, ao todo, 11 milhões de usuários de celular e mais de 2,5 milhões de pessoas tinham acesso à internet. O acesso por meio das conexões banda larga dava os seus primeiros passos.
  • Cientistas concluíram a reconstituição da face do crânio de uma mulher de 11 mil anos encontrado em Lapa Vermelha, em Pedro Leopoldo (MG). Ela ganhou o nome de Luzia e é, até hoje, o fóssil mais antigo encontrado nas Américas.

Politica

 

  • Começava, em 1999, o governo de Itamar Franco (PMDB) em Minas Gerais.
  • Fernando Henrique Cardoso iniciava seu segundo mandato como Presidente do Brasil.
  • Em agosto daquele ano uma manifestação contra a corrupção tomou as ruas de Brasília e entrou para a história como “A Marcha dos 100 mil de Brasília em 1999″
  • Em março foi criada a CPI do Judiciário para apurar denúncias de irregularidades praticadas por integrantes de tribunais superiores, de tribunais regionais e de tribunais de Justiça.
  • No cenário internacional, o Brasil integrou, junto a outros 19 países, o G20, criado naquele ano, em resposta às crises financeiras no México (1994), Ásia (1997) e Rússia (1998).