Documentário mostra visão de jornalistas da Rede Minas sobre tragédia em Mariana

Ohar Mariana MKT novo-01

O especial Olhar Mariana traz testemunho dos profissionais da emissora que foram a campo.

A Rede Minas vai exibir no dia 5 de novembro o especial Olhar Mariana, um documentário que relembra o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana. A data marca um ano do pior desastre ambiental do país que despejou mais de 45 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério da mineradora Samarco no distrito de Bento Rodrigues e se espalhou por outros municípios de Minas Gerais e Espírito Santo. A onda de lama matou dezenove pessoas, deixou centenas de desabrigados e causou graves danos ambientais ao longo da bacia do Rio Doce. Sob a visão dos nossos jornalistas, o especial Olhar Mariana é uma homenagem às vítimas e uma reflexão pela mineração sustentável.

Confira nossa cobertura da tragédia

O especial é baseado em depoimentos de nossos repórteres, cinegrafistas e auxiliares que acompanharam de perto os acontecimentos em Mariana, Barra Longa, Governador Valadares e outros municípios atingidos durante as semanas posteriores à tragédia. Ao mesmo tempo que fazem a retrospectiva dos fatos, os jornalistas e técnicos revelam os desafios de colher informações precisas e fazer jornalismo num cenário dramático e devastado pela lama. Além das dificuldades técnicas, os profissionais revelam que, antes de tudo, são humanos e foram tocados pela dor e o sofrimento das vítimas.

Participaram do documentário Olhar Mariana os auxiliares técnicos Érika Vasconcelos, Maurício Vieira e Michel Campolina; os cinegrafistas Emerton Eleutério, Naiara Guimarães, Sandro Romero e Willian Félix; a produtora e repórter Aline Frazão; e os repórteres Andreza Brito, Carlos Augusto Soares, Érica Vieira e Marcela Martins. A ideia original, produção e edição é de Paolo Xavier, produtor e repórter que também cobriu a tragédia, e o roteiro é de Marcos Maia. A trilha e a arte são de Fab Paladino.

O programa de uma hora de duração vai ao ar às 12h30 do dia 5 de novembro.

Pré-história do Documentário

A pré-estreia do documentário “Olhar Mariana”, será realizada na próxima segunda-feira, 31 de outubro, às 13h, no auditório da Rede Minas.

Exposição “Para que nunca se esqueça Mariana – Olhares da Rede Minas”

No dia 7 de novembro de 2016, a Rede Minas promove a exposição “Para que nunca se esqueça Mariana – Olhares da Rede Minas”, que busca despertar o olhar crítico das pessoas, de modo que a tragédia não caia no esquecimento. O evento contará com 25 fotografias produzidas em Mariana durante a cobertura realizada pela emissora. Em busca da valorização dos talentos que captaram os olhares relacionados a esse episódio, será dada oportunidade aos diversos agentes para divulgarem seu trabalho. Dessa forma, torna-se pública a realização de Processo Seletivo Interno, estabelecendo as normas que regem a seleção.

       

Comentários

Deixe um comentário