Obras do documentarista Alfredo Alves encerram a Faixa de Cinema de 2019

Obras do documentarista Alfredo Alves encerram a programação da Faixa de Cinema de 2019. “Entre uma pipoca, um beijo e um drops Dulcora” e “Noivas do Cordeiro” são as atrações selecionadas para o dia 27 de dezembro, às 23h30.

Memórias afetivas e o gosto por desvendar e revelar as singularidades da vida são traços marcantes do diretor nessas obras. Nascido no Rio de Janeiro, mas mineiro de coração, como diz, Alfredo dirige documentários e programas independentes desde 1984. Coleciona vários prêmios nacionais e internacionais. É co-autor de cinco livros, editados no Brasil e na América Latina e colaborador de diversas publicações na área de comunicação. O conjunto de seu trabalho já foi objeto de estudo em duas teses de doutorado na USP.

Ao longo de sua carreira, Alfredo organizou e ministrou mais de duas dezenas de cursos em todo o país, além de ter participado, como convidado, de outras tantas conferências, palestras e encontros de comunicação no Brasil, América Latina e Europa. Seus mais recentes trabalhos são as séries “Retratos de Fé” no ar pela TV Cultura de SP e Canal Futura, “Um Caso Real” na TV Cultura de SP e a série infanto-juvenil “Árvore dos Araújos” exibida aqui na Rede Minas. Confiram as sinopses dos curtas-metragens de Alfredo Alves:

Entre uma pipoca, um beijo e um drops Dulcora“Entre uma pipoca, um beijo e um drops Dulcora”
46’ | Brasil – 2017
O tema central do documentário “Entre uma pipoca, um beijo e um drops Dulcura” é a história das salas de exibição cinematográfica de Belo Horizonte, contada a partir de alegres ou tristes momentos vividos em cinemas que deixaram de existir ou que resistem às exigências do tempo. Uma história que começa em 1898, com a primeira projeção de cinema na cidade e que, no decorrer desse mais de século, transformou os cinemas de rua de Belo Horizonte em importante marco do patrimônio cultural da cidade.

Esse filme é uma janela por onde passam pequenas histórias e muitas lembranças. Curiosos detalhes e esquecidos segredos. São memórias afetivas que contam parte da história das salas de cinema de uma cidade.

Com: Cris Guerra, Ronaldo Fraga, Chico Pelúcio, Jefferson da Fonseca, Ataídes Braga, Celina Albano, irmãos Abrahão João, Antônio Luciano Pereira e casal Cândido.

Direção e roteiro: Alfredo Alves
Direção de fotografai: Paulo Polônio
Produção executiva: Frederico Pequeno
Produtora: Na Era da Tela – MG

noivasdocordeiroNoivas do Cordeiro
44″ | Brasil – 2007
Uma fantástica, emocionante e trágica história real que aconteceu na cidade mineira de Belo Vale. A comunidade rural ‘Noiva do Cordeiro’ é formada em sua maioria por mulheres, que há muitos anos sofrem uma grande discriminação que levou todas elas a uma vida singular.
Direção e roteiro: Alfredo Alves
Direção de fotografa: Antônio Luís Mendes
Produção executiva: Regina Santiago
Produtora: BemVinda Filmes – MG

       

Deixe um comentário